Como tratar a dermatite alérgica em cães?
Aqui na Oásis Pet, frequentemente vemos cães sofrendo de dermatite alérgica causada por alérgenos. Hoje, explicaremos como reconhecer a dermatite alérgica em cães e como ela é tratada.
Sumário
O que é dermatite alérgica em cães?
Uma das irritações cutâneas mais comuns em cães é a dermatite alérgica. Quando um cão apresenta dermatite alérgica, também conhecida como dermatite atópica (atopia), há danos na barreira cutânea. Isso faz com que a pele fique inflamada, vermelha, seca, acidentada e com coceira.
A dermatite atópica é uma doença de pele com coceira em cães. Nessa condição, ocorre uma reação alérgica quando um animal inala substâncias transportadas pelo ar (pólen, poeira doméstica) ou ingere uma substância à qual é sensível. A reação alérgica faz com que o animal esfregue, lamba, morda ou arranhe. Ao contrário dos humanos, seu cão não espirrará com frequência, mas sentirá coceira.
Cães com dermatite atópica são propensos a infecções secundárias de pele, infecções de ouvido e infecções fúngicas e podem ter pele sensível.
Qualquer infecção de pele ou pulgas agravará a condição alérgica e poderá causar surtos em casos controlados. Se isso acontecer, entre em contato com os veterinários da Oásis Pet para uma consulta.
Alergias comuns diagnosticadas em cães
Se o seu cão sofre de dermatite alérgica, um dos alérgenos abaixo pode ser a causa:
Alergias à comida
Mesmo que seu cão coma a mesma marca de ração há meses, ele pode desenvolver repentinamente uma alergia a ela. Não importa se a comida é da marca mais barata disponível ou de alta qualidade; se for alérgico a algum ingrediente da ração, pode desenvolver sintomas. No entanto, os alimentos premium para cães às vezes não incluem tantos ingredientes de enchimento, que podem ser a fonte de uma alergia.
Alergias a pulgas
Quando os cães têm pulgas e desenvolvem reações alérgicas, eles são, na verdade, alérgicos a uma proteína da saliva da pulga e não à própria pulga. Na verdade, os cães que são expostos apenas ocasionalmente a pulgas têm maior probabilidade de desenvolver sintomas do que os cães que estão continuamente expostos a esses parasitas externos.
Alergias de contato e inalantes
Semelhante às pessoas, os cães podem ser alérgicos a substâncias como mofo, pólen, árvores, ervas daninhas e ácaros. Você pode descobrir a qual deles seu cão pode ter alergia prestando muita atenção quando os sintomas se desenvolvem. Se os sintomas do seu cão forem sazonais, o pólen pode ser o culpado, e se os sintomas do seu cão ocorrerem durante todo o ano, ele pode ser alérgico a mofo.
Hipersensibilidade a estafilococos
Os cães desenvolvem hipersensibilidade bacteriana quando o sistema imunológico reage exageradamente às bactérias normais Staphylococcus (Staph) em sua pele. E, quando os cães têm hipersensibilidade bacteriana, ocorrem alterações específicas e únicas que acontecem microscópicamente nos vasos sanguíneos da pele. Seu veterinário pode diagnosticar essa condição com uma cultura bacteriana e examinando uma amostra de biópsia.
Cães que já apresentam outras condições, como hipotireoidismo, alergia a inalantes e/ou alergia a pulgas, têm maior probabilidade de desenvolver hipersensibilidade bacteriana.
Sintomas
Existem vários sintomas de dermatite em cães que podem afetar seu comportamento e eventualmente levá-los à perda de pelo. Se o seu cão tiver um problema de pele, você poderá notar que ele apresenta sinais de:
- Coceira
- Arranhões excessivos
- Esfregando no tapete
- Perda de pelo
- Pele oleosa ou escamosa com odor
- Mastigando as patas
- Coloração de saliva (mancha vermelha/marrom no pelo onde seu cão lambeu)
- Vermelhidão nas abas das orelhas, às vezes com secreção serosa escura
- Espessamento ou cor escura da pele (especialmente em áreas sem pelos)
- Vermelhidão ou erupções cutâneas na barriga
- Manchas ou crostas no corpo.
Como tratar a dermatite alérgica em cães?
O tratamento específico utilizado para a alergia do seu cão será determinado pelo alérgeno específico que causa os sintomas. Os cuidados com o seu cão podem incluir um ou mais dos seguintes tratamentos:
- A imunoterapia (hipossensibilização) também pode ser chamada de injeções para alergia. As injeções de hipersensibilização são fabricadas especialmente para a alergia específica do seu cão em um laboratório e são administradas regularmente a ele (a frequência depende do caso específico do seu cão). Embora este método seja frequentemente muito bem-sucedido, pode levar de 6 a 12 meses para que haja qualquer melhoria visível.
- Banhos medicamentosos com xampus contendo agentes antimicrobianos e antifúngicos, bem como outros ingredientes, podem ajudar a acalmar a pele ferida de um cão, reduzir a inflamação e remover alérgenos.
- Os remédios de controle de pulgas podem ajudar a prevenir e eliminar as pulgas.
- Os anti-histamínicos podem ajudar a controlar os sintomas do seu cão, mas nem sempre funcionam. Por outro lado, se os anti-histamínicos forem eficazes, esta pode ser uma opção acessível que normalmente apresenta um risco muito baixo de efeitos colaterais.
- As dietas hipoalergênicas podem remover, substituir ou reduzir o ingrediente alimentar ao qual seu cão é alérgico.
- Corticosteróides e agentes imunossupressores só devem ser usados para controlar a coceira em cães como último recurso, quando a estação das alergias for curta ou para aliviar o desconforto extremo. Este método pode causar efeitos colaterais como aumento da micção, aumento da sede e do apetite, icterícia da pele e alterações de comportamento. O uso prolongado deste método pode resultar em doenças como diabetes ou diminuição da resistência a infecções.
- Controlar o ambiente do seu cão pode ser a melhor maneira de controlar a alergia do seu cão se você estiver ciente do alérgeno e for capaz de removê-lo ou minimizar a exposição do seu cão a ele de forma eficaz. Mesmo que o seu cão esteja tomando medicamento, ainda é melhor reduzir a exposição ao alérgeno, se possível.
Agende uma Consulta de Avaliação para o Seu Pet
Se o seu cão está enfrentando os desafios da dermatite alérgica, não hesite em buscar ajuda profissional. Agende uma consulta de avaliação com os nossos veterinários especializados da Oásis Pet e dê ao seu companheiro peludo o cuidado e alívio que ele merece.
Nossos especialistas estão prontos para desenvolver um plano de tratamento personalizado para atender às necessidades específicas do seu pet. Não deixe que a dermatite alérgica prejudique o bem-estar do seu melhor amigo – dê o primeiro passo em direção a uma pele saudável e uma vida mais confortável para o seu cão, entre em contato conosco hoje mesmo!