Como saber se o cachorro está com febre?

Como saber se o cachorro está com febre?

Como saber se o cachorro está com febre?

Você deve saber quando seu parceiro ou filho está com febre, mas você sabe quando seu cachorro está com febre?

Seja você novo na criação de animais de estimação ou um profissional experiente, é sempre uma boa ideia aprimorar suas habilidades básicas de cuidados com seus bichinhos – e identificar uma febre é uma delas.

Neste guia, ensinaremos como você pode identificar a febre canina, discutir por que os cães ficam com febre e mostrar maneiras de ajudar seu animalzinho a lidar com aquela sensação febril.

Sumário

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Seu cachorro está com febre?

Vamos analisar algumas maneiras de verificar se seu cão está com febre.

Sinais mais comuns

Um sintoma comum que pode ajudá-lo a identificar a febre é o teste do nariz – se o nariz do seu cão estiver molhado e frio, ele provavelmente não está com febre. Mas, se o nariz estiver seco e quente, ele pode estar com febre.

Embora o teste do nariz seja útil, nem sempre é uma maneira infalível de identificar febre. Se você está brincando há uma hora e o nariz do seu filhote está quente e seco, ele provavelmente só precisa de alguns goles de água para voltar ao normal.

Se o focinho do seu filhote não passar no teste, confirme a febre procurando estes outros sinais comuns (fonte: AKC):

  • Orelhas mais quentes que o normal
  • Olhos vermelhos
  • Tremedeira
  • Baixo apetite
  • Tosse
  • Ofegante ou vômito
  • Fadiga e letargia.

Meça sua temperatura

Felizmente, existe uma ferramenta que pode dizer rapidamente se seu cão está com febre: um termômetro canino.

Se você ainda não tem um termômetro para animais de estimação para medir a temperatura corporal do seu cão, é recomendável adquirir um. Um termômetro digital é um excelente complemento para o kit de primeiros socorros do seu amigo peludo.

Existem dois tipos de termômetros caninos, cada um com suas vantagens e desvantagens.(fonte: AKC):

  • Termômetros retais – Embora você precise segurar seu animal de estimação para medir a temperatura, esta ferramenta fornece resultado em 60 segundos. Não se esqueça de usar um lubrificante neutro, como vaselina ou óleo de bebê, antes de medir a temperatura do seu animal de estimação.

  • Termômetros de ouvido – Embora tenham um preço um pouco mais alto, esses termômetros podem ser significativamente mais confortáveis para seus animais de estimação. Um termômetro de ouvido mede o calor infravermelho liberado pelo tímpano do seu animal de estimação, fornecendo uma leitura rápida e indolor – sem necessidade de lubrificante. Antes de usar termômetros de ouvido, é útil saber como limpar as orelhas dos cães para ter certeza de que o termômetro possa ser inserido com segurança.

O que fazer quando o cachorro está com febre?

Depois de confirmar que seu cão está com febre, existem algumas maneiras de confortar seu animalzinho enquanto ele se cura.

Hidrate

A hidratação é crucial para a recuperação de doenças, tanto em humanos quanto em cães. Certifique-se de que seu animal de estimação permaneça hidratado enquanto se recupera, especialmente se estiver com febre há vários dias.

Se o seu filhote não passa pela tigela de água com muita frequência, você pode aumentar a hidratação com alguns truques simples:

  • Faça guloseimas de hidratação – Siga as instruções de um pacote de gelatina sem sabor, misture com soro de reidratação, adicione algumas pitadas de caldo de carne ou frango e leve à geladeira em forminhas de gelo de silicone até solidificar. A hidratação nunca foi tão gostosa!

  • Dê guloseimas se ele for na tigela de água – Recompense seu filhote com uma guloseima sempre que ele visitar a tigela para incentivar futuras visitas.

  • Prepare sopa de ração – Adicione um copo de água morna à comida úmida ou seca do seu animal de estimação, deixe a mistura descansar por alguns minutos e mexa o conteúdo da tigela para fazer uma substância parecida com uma sopa. Essa pode ser uma maneira fácil de aumentar a ingestão de água do seu filhote na hora das refeições.

Cachorro de pequeno porte recebendo água de sua tutora

Renove o cantinho dele

Se o seu cão estiver descansando durante a recuperação, aumente seu conforto tornando o cantinho dele o mais aconchegante possível. Considere adicionar o seguinte à cama para um conforto maior:

  • Travesseiros extras
  • Cobertores felpudos ou lençois de flanela
  • Uma almofada térmica ou uma bolsa de água quente (coberta com uma toalha para proteger a pele)
  • Os brinquedos de pelúcia favoritos dele.

Se o seu cão geralmente não é muito carinhoso,este é o momento perfeito para aconchegá-lo e confortá-lo. Afinal, você é a pessoa favorita dele.

Incentive o exercício

Para manter uma boa digestão, estimular a hidratação e prevenir a inquietação, tente manter ao máximo a rotina regular de exercícios.

Seja uma curta caminhada ao redor do quarteirão, uma sessão de treinamento leve ou um jogo de cabo de guerra menos estimulante do que o normal, manter seu cãozinho, mesmo que ligeiramente ativo durante a recuperação, pode ajudá-lo a parecer um pouco menos triste.

Dois cachorros de raça Pug brincando com uma bola jogada por tutor em um jardim

Medique com medicamentos prescritos

Se o seu veterinário prescrever antibióticos, redutores de febre ou analgésicos, siga as orientações e medique seu cãozinho corretamente.

Defina lembretes em seu telefone para dar-lhes os remédios e adicione os comprimidos à refeição para facilitar a rotina.

Além disso, alguns produtos vendidos sem receita podem aumentar o nível de energia do seu filhote e potencialmente ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente. Considere incorporar um probiótico ou suplemento para a saúde geral para ajudar na sua recuperação.

Visite o veterinário

Se o seu cão apresenta sintomas de febre de forma inconsistente e você não tem um termômetro para animais de estimação em casa, é hora de visitar o veterinário. Dependendo da gravidade do desconforto e dos sintomas do seu cão, você pode considerar uma consulta de emergência, pois pode haver outra causa subjacente.

Se o seu cão está se comportando de maneira relativamente normal e apenas ocasionalmente mostra sinais de que algo pode estar errado, você pode optar por agendar uma consulta alguns dias depois.

Se seu animal está com febre e você precisa de um veterinário em São Paulo, a Oásis Pet é a opção certa para você. Entre em contato conosco e consulte nossa disponibilidade de atendimento.

Cachorro de médio porte recebendo cuidados de uma médica veterinária
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Síndrome do Olho Seco em Cães - Causas, Sintomas e Tratamentos
Saiba mais sobre a Síndrome do Olho Seco em cães: desde os sintomas mais comuns até as opções de tratamento disponíveis. Saiba como cuidar da saúde ocular do seu pet.

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento