Tratamento de catarata em cães – Tudo o que você precisa saber

Catarata em cães

A catarata em cães é uma das principais causas da perda de visão dos pets. Causada principalmente por alterações nas lentes dos olhos, é uma condição que deve ser observada pelos tutores e tratada da maneira mais eficaz. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre essa condição, suas causas, sintomas, tratamento e muito mais.

O que é catarata em cães?

Sabe quando o cãozinho parece ter uma película esbranquiçada nos olhos? Normalmente trata-se de um indício de catarata.

A catarata, em termos mais técnicos, é a opacificação da lente dos olhos, chamada de cristalino. Com diferentes causas, a doença impede que a luz chegue à retina, prejudicando a visão do animal e sendo uma das causas mais comuns de cegueira.

Além da perda da visão, a catarata pode causar uma inflamação crônica intraocular, glaucoma secundário (aumento da pressão do olho) e desconforto.

A perda da visão depende da fase em que a catarata se encontra. Quanto mais a lente está opacificada, menos o animal enxerga. Isso pode ser avaliado no exame oftálmico feito pelo médico veterinário.

Sumário

Percebeu algo de errado?

Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Qual é a causa da catarata em cães?

As causas de catarata canina podem ser diversas, sendo as principais:

  • Problemas congênitos (o animal nasce com a catarata);
  • Problemas hereditários;
  • Problemas traumáticos;
  • Doença pós-inflamatória;
  • Doenças metabólicas (diabetes, por exemplo);
  • Problemas nutricionais;
  • Idade.

 

No cão, as principais raças predispostas ao desenvolvimento de catarata hereditária são: Poodle, Cocker Spaniel Americano e Inglês, Schnauzer miniatura, Golden e Labrador Retriever, West Highland White Terrier e Afghan Hound.

catarata4

Quais são os sintomas da catarata em cães?

A catarata animal pode ser uni ou bilateral. Ou seja, pode estar presente em somente um olho ou nos dois. Entre os principais sintomas que indicam um cachorro com catarata estão:

  • Olhos lacrimejando e com aumento de secreção;
  • Formação de círculos azuis na região dos olhos;
  • Olhos opacos e esbranquiçados,
  • Aumento da sensibilidade à luz.

 

Os tutores costumam procurar uma clínica veterinária após verificarem uma mudança de comportamento do pet, que pode ter a visão e a qualidade de vida diminuídas. Além da preferência por lugares mais escuros, o pet também pode passar a esbarrar nos móveis da casa e pode ter dificuldade em localizar os brinquedos lançados para ele.

Como é o tratamento para catarata em cães?

O primeiro passo é ter um diagnóstico assertivo, que é feito baseado no:

  • Histórico completo do animal (através de informações relatadas pelo tutor);
  • Exame sistêmico (geral) e oftálmico do paciente;
  • Aplicação de testes diagnósticos.

 

É um procedimento geral para doenças oculares, em que também ocorrem testes com a finalidade de medir a produção da lágrima (teste de Schirmer), verificar a existência de lesões na córnea (úlceras) e mensurar a pressão intraocular (tonometria).

O diagnóstico acurado e precoce da catarata canina permite estabelecer um tratamento adequado, tornando melhor seu prognóstico.

O único tratamento para catarata canina disponível ainda é a cirurgia. Trata-se de um procedimento de remoção da lente que pode ou não ser substituída por outra. 

É importante dizer que, mesmo uma cirurgia bem feita não devolve uma visão completa aos pets. Todavia, nos casos bem sucedidos, a melhora da visão é muito significativa.

Para estar apto à cirurgia, é necessário que o cão esteja saudável e o olho não tenha inflamações. Para isso, são feitos alguns testes no animal, como: análises de sangue, exame ao estado físico geral, análise do risco da anestesia.

O sucesso desse tipo de cirurgia é de 90% a 95%. Porém, o pós-operatório é determinante para o seu sucesso, pois os cães possuem mais tendência a causar inflamações pós-cirúrgicas.

Entre as principais preocupações estão o:

  • Desenvolvimento de glaucomas; 
  • A cicatrização dos tecidos (que limita a visão); 
  • O deslocamento da retina e inflamações internas. 

 

Provavelmente serão recomendados medicamentos orais e colírios para os olhos. Os cães geralmente são obrigados a usar colares elisabetanos com intuito de impedir que cocem os olhos e causem lesões.

Cão olhando para ração

A catarata em cães pode ser prevenida?

Existem apenas dois tipos de cataratas em cães passíveis de prevenção: as de causas genéticas e a catarata diabética.

A genética pode ser prevenida evitando o cruzamento do seu pet com outro que tenha a doença ou com raças que possuem maior tendência de desenvolver a doença.

No caso da catarata diabética, a prevenção se dá através do controle da glicemia no check-up veterinário e no acompanhamento de sua saúde.

Caso desconfie que seu cão possui sintomas de catarata, não deixe de levá-lo ao veterinário. Com os cuidados certos, certamente ele viverá mais e com maior qualidade de vida.

Qual é o tempo de recuperação após o tratamento da catarata em cães?

Como dito acima, o processo pós operatório é um dos mais importantes, podendo levar semanas ou até alguns meses, a depender da evolução de cada animal.

É importante também ressaltar que, mesmo para aqueles que chegaram ao estágio da cegueira, outros sentidos são mais apurados, como o olfato e a audição, esses, somados à aceitação e ao carinho dos tutores, podem ajudar o cão a conviver com o problema. Logo, o que mais um cão precisa, independente da doença, é o amor e atenção do seu tutor.

Qual é a idade mais comum para um cão ter catarata?

A catarata pode aparecer e se desenvolver em animais de qualquer idade, mas de maneira geral costuma apresentar seus sintomas a partir dos 8 anos (principalmente em casos hereditários).

De modo geral, é muito difícil prever o tempo de desenvolvimento das cataratas nos cachorros. O seu surgimento pode acontecer de maneira rápida, instalando-se em poucas semanas, ou lenta, formando-se ao longo dos anos, dependendo da sua causa.

As cataratas provocadas por diabetes, por exemplo, podem evoluir rapidamente a partir de quatro semanas do início da doença. Já as de causa hereditária podem provocar cegueira no prazo de um a quatro anos no estágio de velhice do animal.

A catarata em cães pode levar à cegueira total?

Sim, quando não cuidada e tratada da maneira correta, a catarata em cães pode levar o animal a perda total de sua visão. Por isso, sempre busque por acompanhamento profissional!

Cachorro cego

Faça sua avaliação na Oásis Pet!

A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.


São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e confira como podemos ajudar seu pet em condições como a catarata em cães.

Faça a diferença na saúde do seu pet.

Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento