Cinomose em Cachorro tem cura?

Cinomose em Cachorro tem Cura

Cinomose em Cachorro tem cura? | Oasis Pet

A cinomose em cães, também conhecida como vírus CDV (Canine Distemper Virus), ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus, é uma patologia que se origina na ação desse vírus oportunista e agressivo, atingindo cães que por alguma razão estão com o sistema imunológico enfraquecido como filhotes, cães idosos ou pets que estejam fracos em função de alguma outra doença, maus tratos ou problemas como o estresse excessivo. Neste artigo, entenderemos se a cinomose em cachorro tem cura, o tratamento, sinais e outras informações importantes.

Sumário

Qual o tratamento para a cinomose em cachorro?

Ainda não existe um tratamento direcionado para cinomose, mas há uma evolução notável na aplicação de medicamentos para controle dos sintomas agudos. O importante é que o animal seja mantido em um ambiente com temperatura agradável, limpo, com alimentação saudável de acordo com a indicação do veterinário responsável.

Em muitos casos, em animais em que a doença cessou sua evolução mais crítica, a ozonioterapia associada com acupuntura e fisioterapia tem apresentado grande melhora e evolução.

Percebeu algo de errado?

Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Como saber se meu cachorro tem cinomose?

O diagnóstico deve ser feito por um especialista veterinário. A primeira análise é feita sobre os sinais clínicos que o pet apresenta e na realização de exames de laboratório como radiografia ou PCR (exame de DNA) para a confirmação da presença do vírus da patologia ou ELISA.

No exame de sangue é observada a diminuição da imunidade do animal devido a replicação do vírus no sistema linfático. Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) em até 90 dias após a exposição ao vírus.

A partir dessas constatações será possível indicar o melhor tratamento, sempre de acordo com o estágio da doença e da condição de cada cão.

Cachorro doente

A cinomose em cachorro tem cura definitiva?

A cinomose não tem cura, mas, quando é identificada em seu estágio inicial, o tratamento dos sintomas costuma permitir que o animal se fortaleça e seu sistema imunológico combata a ação do vírus, mas infelizmente são casos raros. A taxa de reversão da doença em cães com sistemas imunológicos frágeis é de 15%.

Quais são os sintomas da cinomose em cachorro?

O diagnóstico assertivo é fundamental para o aumento das chances de combate a doença com mais eficiência. Alguns sintomas podem ser importantes para a uma primeira identificação e imediata análise profissional. Entre eles:

1 – Febre;

2 – Tosse;

3 – Apatia;

4 – Espirro;

5 – Perda de apetite;

6 – Vômitos;

7 – Secreções nasais;

8 – Secreções oculares (conjuntivite);

9 – Diarreia;

10 – Falta de coordenação motora;

11 – Tique nervoso;

12 – Convulsões;

13 – Paralisia;

14 – Mioclonias (contrações musculares involuntárias).

Cachorro com cinomose pode ser vacinado?

Não é recomendado a vacinação de animais com febre, alterações como diarreia ou vômito ou doentes, pois acredita-se que imunidade baixa não trará a efetividade que vacina poderia proporcionar caso o cão estivesse saudável.

cachorro deitado na praia

Qual é a idade que os cachorros podem pegar cinomose?

Todos os cães podem adquirir a cinomose, mas alguns possuem chances maiores de desenvolver a doença, principalmente os animais mais jovens (entre 3 e 6 meses de idade) e com a imunidade baixa.

Cachorro com cinomose pode morrer?

Quando a doença afeta o sistema neurológico o quadro é considerado bem grave, trazendo consequências como meningite, paraplegia e tetraplegia, assim como quadros de coma (que na maioria dos casos evolui para a morte em pouco tempo).

A evolução da doença costuma ser rápida, sendo possível identificar os primeiros sintomas em apenas 7 dias após a contaminação. Em muitos casos, a cinomose se manifesta tão agressivamente que as chances de melhora ou cura são praticamente descartadas pelo avanço feroz das alterações neurológicas.

Apesar de tanta lesividade, as consequências da cinomose dependerão, tanto das regiões afetadas pela doença como pela saúde do sistema imunológico do pet.

Animais com a imunidade em níveis adequados podem eliminar o vírus sem ao menos sentir qualquer sintoma severo da doença. Por isso, grande parte dos casos de cinomose envolvem cães com baixa imunidade como filhotes e idosos.

cinomose 1

Como é o processo de recuperação da cinomose em cachorro?

Nos casos em que a doença cessou sua evolução mais crítica, é comum que haja sequelas musculares e neurológicas. Para combatê-las, é possível trabalhar em programas especiais de reabilitação através da associação de terapias como:

1 – Ozonioterapia: terapia que utiliza o ozônio como agente terapêutico, estimulando todo o sistema antioxidante, promovendo grande liberação de oxigênio para as células, melhorando circulação sanguínea, ajudando na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no tratamento de dores crônicas.

2 – Acupuntura: emprego de diferentes métodos que passam por técnicas de manipulação, agulhas, eletroestimulação, aplicação de calor, injeção de substâncias e raio laser, combatendo ciclos de dor e inflamações.

3 – Fisioterapia: utiliza técnicas e exercícios em busca de uma melhor conservação e reabilitação da musculatura do pet, aumentando sua expectativa e qualidade de vida.

4 – Hidroterapia: terapia como um amplo reconhecimento no âmbito de reabilitação muscular, osteoarticular, neurológica e cardiorrespiratória. As propriedades físicas da água, como a flutuabilidade e pressão hidrostática, fornecem uma terapia subaquática perfeita na promoção de mobilidade e bem estar!

Qual é a forma mais eficaz de prevenção contra a cinomose em cachorro?

A melhor forma para evitar a cinomose é a vacinação feita em clínicas veterinárias. Os cães podem ser vacinados com dois meses de vida, recebendo três doses na primeira fase da vida.

É importante também evitar que seu pet tenha contato com animais infectados e esteja exposto ao mesmo ambiente em que vive ou viveu um animal infectado pelo vírus.

Aos filhotes, não é recomendado que o levem em parques ou locais abertos em que circulam outros animais antes de completados os 21 dias da última dose de vacinação, pois isso pode aumentar sua exposição ao vírus da cinomose e de outras doenças.

Filhote com cinomose tem cura?

A doença pode ser curada, mas como dito anteriormente, depende muito da região afetada e do sistema imunológico do pet. O tratamento, em casos como esse, consiste em combater os sintomas com fluidoterapia e administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando há sintomas na pele). Em alguns casos também pode ser indicado medicamentos para suplementar a nutrição e/ou ajudar na hidratação.

Faça a diferença na saúde do seu pet.

Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Faça sua avaliação na Oásis Pet!

A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.

São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e venha conferir como podemos te oferecer o que há de mais moderno e eficiente para a reabilitação do seu pet.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento