Meu cachorro está obeso e agora?

Meu Cachorro está Obeso

Meu cachorro está obeso e agora? | Oasis Pet

Meu cachorro está obeso, e agora? Embora muitas raças apresentam certa predisposição, a alimentação e sedentarismo ainda são os principais causadores do excesso de peso em cães. 

Existem algumas patologias que podem influenciar no aumento de peso dos pets, como hiperadrenocorticismo (conhecido como Síndrome de Cushing) e diabetes, por exemplo. Alguns cães também podem sofrer com fatores psicológicos, principalmente quando há falta de atenção dos donos ou mudanças bruscas de rotina que resultam em depressão e estresse, consequentemente afetando o peso do animal.

Sumário

Percebeu algo de errado?

Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Quais são os riscos de obesidade em cães?

Os cachorros obesos tendem a aumentar os riscos para problemas decorrentes do excesso de peso. Dentre os principais estão:

Cachorro pug

1 - Aumento de doenças articulares

O aumento de peso pode fazer com que o pet tenha de utilizar com mais força suas articulações resultando em problemas como artrites e artroses. Essas patologias provocam dores intensas em locais como joelhos, anca e cotovelos. Cães de raças de porte grande podem, inclusive, desenvolver doenças mais graves como a displasia coxofemoral.

2 - Diabetes

A incapacidade na produção de insulina para processar os níveis altos de açúcar acarreta no desenvolvimento da diabetes. Essa doença não tem cura e pode obrigar o cão a submeter-se a injeções diárias, podendo levar a cegueira.

3 - Problemas respiratórios

Um cão obeso tem pulmões com menos espaço para se encher de ar, aumentando sua capacidade de captação de oxigênio para fornecer ar ao maior número de células do corpo. Isso pode limitar de forma significativa sua performance em dias quentes, exercícios e, dependendo do caso, até em movimentos simples do dia a dia.

4 - Problemas gastrointestinais

O aumento de flatulência e diarréia são mais comuns em cães acima do peso.

5 - Problemas no sistema imunológico

Cães acima do peso se mostram menos resistentes a doenças virais.

6 - Problemas cardíacos

O aumento da pressão sanguínea pode ocasionar problemas cardíacos. O coração acaba por ter de aumentar sua capacidade na distribuição de sangue a muitos mais locais que possuem acúmulo de massa. Como o sangue acaba por percorrer caminhos mais longos, a força ou pressão com que precisa ser bombeado aumenta.

7 - Problemas nos procedimentos cirúrgicos

Um cão obeso acaba por necessitar de uma maior dose de anestesia e possui menor visibilidade dos órgãos envolvidos em massa gorda.

8 - Possibilidade de desenvolver tumores

Alguns estudos recentes associam o desenvolvimento de câncer com a obesidade canina. Principalmente aqueles localizados no sistema urinário e mamário.

Como posso ajudar meu cachorro a perder peso de forma saudável?

A forma mais saudável de ajudar seu amigo a perder peso é estipulando uma mudança de hábito gradual e regular. Isso inclui a mudança de hábitos alimentares e a realização de atividades físicas.

Para isso, é importante a conscientização de toda a família e a ajuda de profissionais que entendam do que seu cãozinho precisa para melhorar sua condição física.

Cachorro Labrador na floresta

Como aumentar a atividade física do meu cachorro para perda de peso?

Cães acima do peso precisam de uma rotina regular de exercícios, mas sabemos que muitos deles não conseguem atingir uma queima calórica eficiente desde o início, o que acaba por frustrar seus tutores que logo abandonam a programação de exercícios.

Por isso, é importante a regularidade, pois é ela (em conjunção com a mudança de alimentação) que dará condições para que seu pet desenvolva sua capacidade muscular e, consequentemente, aumente a intensidade das atividades. Para tal, você pode optar por:

1 – Caminhadas: são saudáveis e apreciadas pelos pets, principalmente para os de menores portes. A duração pode variar, mas o limite máximo deve ser de 45 minutos, iniciando com 20 para pets muito fora do peso e sedentários.

2 – Corrida: excelente para aliviar stress e fortalecer musculatura, sendo mais apropriada para raças maiores e hiperativas e que não apresentem dores articulares como Collie, Akita, Border, Pastor Alemão e Beagles.

A corrida deve sempre ser ritmada, sem muita pressão e aceleração. É necessário também uma preparação prévia, aquecimento e, depois, um esforço maior. Comece com 20 minutos nas primeiras semanas e alongue o tempo conforme a evolução de resistência do seu amigo. Nunca se esqueça das pausas para descanso e hidratação!

3 – Lançamento de objetos: são ótimos para queimar calorias e um dos preferidos da maioria dos pets. São apropriados para cães velozes como Beagles, Labradores e Whippets, mas também apreciados por raças menores como os Dachshunds. Analise sempre o tempo apropriado que não sobrecarregue o pet.

Cachorro pegando bola

Qual é a dieta recomendada para cachorros obesos?

A alimentação também é fator primordial para uma mudança saudável de hábitos e, nesse ponto, muitos tutores acabam pecando pela desinformação e ajustando uma dieta baseada em rações que não trazem os efeitos desejados à rotina alimentar do cão.

A linha da ração mais adequada para o tratamento de cães acima do peso são as linhas especiais para cães obesos, que possuem ingredientes e nutrientes que auxiliam o emagrecimento e queima de gordura em um ritmo saudável, muito diferente da rações lights, comumente escolhidas para a dieta, que se destinam somente a manutenção do peso do pet e não exatamente em um programa de emagrecimento.

Faça a diferença na saúde do seu pet.

Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

O que fazer se o meu cachorro não está perdendo peso mesmo com uma dieta saudável e exercício?

A fisioterapia tem se destacado nos resultados positivos obtidos no combate à obesidade canina, principalmente por oferecer diferentes técnicas e métodos de tratamento saudáveis e que respeitam a condição física de cada cão.

A hidroterapia veterinária, por exemplo, utiliza-se de esteira aquática para evitar os impactos dos solos duros (que causam mais dor e sequelas aos pets fora do peso), agindo diretamente na condição muscular do pet e também nas questões psíquicas, já que estimulam que os cães realizem movimentos difíceis pelo excesso de peso em um ambiente propício para o ganho de condição muscular, articular e de mobilidade. Com isso, o pet ganha em confiança, fortalecimento e mobilidade, tudo em um programa de emagrecimento natural e nada invasivo.

Além da hidroesteira, técnicas como a ozonioterapia e acupuntura também são métodos muito positivos nos programas de emagrecimento, ajudando principalmente pets obesos com quadros fortes de dores e incômodos pelo excesso de peso, aliviando dores e ajudando no resgate da qualidade de vida.

Na Oasis Pet, você encontra os melhores protocolos de atuação para cães obesos. São 12 anos de experiência em parceria com a Rede Fisio Care Pet, uma das pioneiras na implementação de programas de reabilitação animal no Brasil.Encontre a unidade Oásis Pet mais próxima de você e marque uma consulta agora mesmo. Venha ver como é possível traçar um programa de emagrecimento para cães obesos com ajuda profissional!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento