Caspa Canina: Causas, Tratamento e Cuidados
Seu cachorro tem deixado flocos brancos em seu lugar favorito no sofá? Seu companheiro canino pode estar com caspa, o que pode ser um sinal de problemas de saúde. Junte-se a nós para aprender sobre sinais e tratamentos para caspa em cães.
Sumário
O que é caspa em cães?
Assim como seus companheiros humanos, os cães apresentam caspa quando as células mortas se desprendem em uma taxa mais prolífica do que o normal, fixando-se na pele ou nos pelos do corpo do seu animal de estimação. Nos cães, esses flocos secos tendem a se acumular nas costas (principalmente perto da cauda) e você pode até notá-los quando está acariciando ou coçando seu cão.
Assim como a sua pele, a pele do seu cão possui glândulas que produzem sebo, o que ajuda a manter a pele hidratada e flexível. Se as glândulas produzirem excesso de sebo, isso pode causar desequilíbrios e caspa. Os cães podem apresentar ambas as formas de dermatite seborreica: seborreia seca e seborreia oleosa.
Causas da caspa canina
Qualquer raça de cão pode apresentar caspa e pode ter origem em diversas causas, incluindo condições genéticas (por exemplo, seborreia primária, observada em Basset Hounds e Cocker spaniels), mas é frequentemente causada por fatores que afetam o ambiente ou a saúde do cão.
Aqui estão algumas causas comuns de caspa em cães:
Ar seco
Os cães são mais propensos a ter pele seca nos meses de inverno, assim como suas famílias humanas, em áreas onde o aquecedor é a principal fonte de aquecimento da casa, o problema pode piorar. Se o seu cão parece escamoso no inverno, o ar seco pode ser a causa.
Parasitas Externos
Os cães podem se coçar por causa da pele seca, mas vários parasitas externos podem viver na pele do seu cão e também deixá-lo muito infeliz. Parasitas infames os ácaros Cheyletiella são grandes o suficiente para serem vistos sem um microscópio e se parecem muito com flocos brancos de caspa – daí o apelido de ‘Caspa Andante’. Se os ‘flocos de caspa’ do seu cão estão se movendo por conta própria – procure imediatamente o seu veterinário para prevenção de parasitas. Alguns parasitas (como os ácaros) são facilmente transmitidos a outros animais de estimação que vivem na casa.
Questões nutricionais
Uma alimentação ou dieta geral desequilibrada ou inadequada pode afetar a pele e a pelagem do seu cão. Para manter a pele e o pelo do seu animal de estimação em boa forma, alimentos com ácidos graxos (por exemplo, ômega-3, ômega-6) são importantes – mas apenas o seu veterinário está qualificado para informá-lo se o seu animal de estimação necessita de nutrientes suplementares.
Infecções de pele
Infecções bacterianas e fúngicas da pele também podem ser a causa da caspa em seu cão, pois elas aproveitam os danos ou fraquezas da pele do seu cão. Estas condições subjacentes terão de ser tratadas adequadamente para resolver o problema da caspa.
Alergias
Problemas de pele são geralmente um dos primeiros sinais de uma reação alérgica a alimentos ou algo no ambiente do seu cão. Cães com alergia podem apresentar escamas e coceira em diferentes épocas do ano, e a caspa geralmente aparece junto com outros sintomas, como infecções recorrentes de ouvido e pele.
Condições hormonais
Doenças como Cushing ou hipotireoidismo podem afetar a saúde da pele do seu cão, o que, junto com um sistema imunológico comprometido, pode torná-lo mais suscetível a infecções secundárias.
Seborreia idiopática (espontânea)
Se a causa da caspa do seu cão não puder ser determinada, ela pode ser classificada como “idiopática”, o que significa que, embora o tratamento dos sintomas de cães com pele seca e escamosa possa ser eficaz, a causa subjacente pode não ser identificada. Seu veterinário poderá dar-lhe mais conselhos sobre os cuidados com seu animal de estimação.
Quais sintomas?
Nem toda caspa em cães se parece com flocos brancos. Pode ser seca ou oleosa, ou pode nem ser caspa verdadeira. A pele subjacente pode ou não estar vermelha ou irregular devido à queda de pelo. Aqui estão os tipos mais comuns:
- Seborreia seca: Esta caspa seca pode aparecer como flocos brancos com crosta na pele.
- Seborreia oleosa: A pele do seu cão pode ter uma sensação oleosa e exalar um odor.
- Caspa andante: Se a caspa parece estar se movendo, ela se chama Cheyletiella e é na verdade um tipo de ácaro.
Embora a caspa seja irritante e possa ser desconfortável para muitos cães, se for leve ou sazonal, geralmente não é motivo de preocupação. Se, no entanto, seu animal de estimação apresentar sinais de pele seca e escamosa junto com estes sintomas, vá ao veterinário para um exame físico:
- Coceira
- Odor de pele
- Caspa excessiva
- Perda de pelo/pele
- Pele irritada e vermelha
- Lambedura excessiva das patas ou pernas
- Sinais de mal-estar ou desconforto.
Os sintomas do seu cão e as descobertas do seu veterinário determinarão o próximo curso de ação, que pode incluir mais testes de diagnóstico para confirmar quaisquer problemas, como problemas de saúde subjacentes, reações alérgicas ou possíveis parasitas.
Como tratar?
Felizmente, a maioria dos casos mais leves de caspa canina pode ser tratada em casa com uma combinação de instruções e orientações do seu veterinário e estas dicas úteis:
- Cuide de seu animal de estimação regularmente para garantir que sua pele não fique excessivamente oleosa e remova os pelos mortos. Verifique com seu veterinário antes de usar produtos de higiene em seu cão.
- Dar banho em seu cão pode ajudar com surtos de caspa e infecções bacterianas e fúngicas da pele. Seu veterinário pode prescrever um shampoo medicamentoso para seu cão, siga as instruções cuidadosamente. Não dê banho demais em seu cachorro, pois isso pode piorar a caspa!
- Os suplementos podem ser úteis, mas esteja ciente de que muitos suplementos comerciais não são fortemente regulamentados para animais de estimação. Peça recomendações ao seu veterinário.
- Use um umidificador em sua casa se o ar estiver seco. Especialmente durante os meses de inverno, seu cão (e sua família!) pode achar isso útil para prevenir a pele seca.
Se você notar que seu cachorro está se coçando mais do que o normal ou tem flocos brancos em seus móveis, então ele pode estar com caspa. Contate nossos veterinários para uma consulta.