Cachorro Uivando: Causas e Significados
Um cachorro uivando, é um dos sons mais fascinantes que os cães podem produzir, despertando curiosidade e até mesmo um pouco de mistério. Mas por que os nossos amigos peludos emitem esse som característico?
O uivar pode ter diversas razões, desde expressar emoções como alegria ou solidão até responder a sons ou alertar sobre a presença de algo fora do comum.
Neste texto, vamos descobrir as diferentes causas do cachorro uivando, como ele se relaciona com o comportamento dos cães e o que podemos fazer para entender melhor essa forma de comunicação tão única.
Sumário
Quando o cachorro uiva, o que quer dizer?
O uivo, trata-se de um som prolongado e melódico, geralmente produzido quando o cão levanta a cabeça e estende o pescoço para o alto. Esse hábito é uma herança dos lobos, que utilizam esse som para se comunicar com a matilha e compreender o motivo pelo qual seu cachorro uiva pode fortalecer a comunicação entre vocês e ajudar a atender melhor às necessidades dele.
Ao contrário do que os supersticiosos pensam, cão uivando não significa morte ou lobisomem em noite de lua cheia. Esse som é natural e pode ter diversos motivos, dependendo da situação em que o cachorro se encontra. Ele pode uivar para:
-Se comunicar com outros cachorros ou com seu tutor;
-Para indicar perigo;
-Fome;
-Expressar sentimentos.
Porque o cachorro uiva?
Fique atento ao contexto e ao comportamento do seu amigo peludo para decifrar essa forma única de expressão, o uivo é um dos sons mais característicos e reconhecíveis dos cachorros. Essa é uma forma que eles utilizam para transmitir diferentes mensagens. A seguir, confira as possíveis razões por trás do uivo do animal:
- Comunicação: Uma herança dos lobos, os cães podem usar o uivo para se comunicar com outros cachorros, que estão distantes, por meio dos uivos, eles localizam outros membros conhecidos, parentes, alertam o grupo sobre possíveis perigos e até afastar inimigos.
- Solidão: Se você já ouviu reclamação ou aviso que seu pet uiva o dia inteiro, ele pode estar entediado, e faz esse barulho para se distrair e lidar com a solidão. Para resolver esse problema, o enriquecimento ambiental com estímulos é a solução, assim, ele vai se sentir estimulado a explorar a casa e interagir com os brinquedos enquanto você estiver fora. Cães que ficam sozinhos por longos períodos podem uivar como uma maneira de expressar que odeiam ficar sozinhos.
- Cio: Machos não castrados utilizam o uivo para atrair fêmeas para o acasalamento, quando estão no cio.
- Resposta e sons externos: Seu cão pode uivar também em resposta ao uivo de outros cachorros, ou até mesmo em resposta a sirenes e músicas, por isso que às vezes podemos ouvir uma sinfonia de animais uivando à noite. Esse comportamento pode ser um instinto natural, respondendo a sons que lembram seus ancestrais.
- Alegria: Além de todas essas razões, os cães também podem uivar para demonstrar felicidade. Ou seja, antes de tomar conclusões precipitadas sobre o uivo do seu amigo canino, observe o contexto e veja se aquele som não pode ser interpretado como um “grito de alegria”.
- Sinal de Alerta ou Perigo: O uivo pode ser um sinal de alerta para o dono sobre algo incomum ou potencialmente perigoso no ambiente, como a presença de estranhos ou barulhos desconhecidos. Às vezes, as ameaças que seu companheiro identifica não são realmente ameaçadoras, como campainhas ou passos do lado de fora, mas, de qualquer jeito, eles preferem te avisar da situação e dizer que estão alertas e preparados para te proteger.
- Causas Médicas: Em alguns casos, o uivo excessivo pode indicar problemas de saúde, como dor ou desconforto. Se um cachorro começar a uivar repentinamente e sem explicação aparente, tal como os humanos, os cachorros vocalizam sua dor e podem uivar para avisar que algo está errado com eles. Então, se seu cão uiva frequentemente e você não consegue descobrir o motivo, leve-o ao veterinário.
- Ansiedade de separação: Se você tem um cão uivando logo depois de sair de casa, ele pode sofrer de transtorno de ansiedade de separação. Assim, encha a casa de brinquedos interativos para cães e passatempos para entreter seu amiguinho enquanto você estiver fora ou matricule ele em uma creche para animais.
- Fome: O choro do bebê é um sinal clássico de que ele está com fome. Com os cachorros, o som é outro, mas muito parecido: o uivo. Quando seu cãozinho começar a uivar, veja se a tigela dele não está vazia, e, caso esteja, encha-a com rações saborosas e nutritivas.
Cuidados
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o porquê do uivo em cães, é preciso frisar alguns cuidados e atenção que também deve ter, se você mora em um apartamento ou casas muito próximas a vizinhos, um cachorro uivando pode ser um problema entre vocês. Afinal, é um barulho alto e que pode se tornar excessivo. Além disso, se um cachorro começa a uivar, a tendência é que os outros cães da vizinhança comecem a fazer o mesmo.
Algumas raças são mais propensas ao uivo, do que outras. O cachorro uivar de vez em quando é normal, porém, se o comportamento é constante e está atrapalhando, é necessário tomar alguma atitude para o bem dele e de toda vizinhança, como:
– Caso o cachorro tenha algum dos problemas clínicos citados acima, basta levá-lo ao veterinário para diagnosticar a causa do problema.
– Adestramento: Além dos benefícios físicos, o adestramento colabora para a saúde mental e emocional do cachorro. Também estimula seu raciocínio e memória. Um cão adestrado tem um convívio mais tranquilo com outros animais, e também com as pessoas. Uma ida ao veterinário fica muito mais fácil quando seu cão é adestrado.
– Creche para animais: quem não gostaria de passar o dia brincando, aprendendo e compartilhando a vida com os amigos? Na creche seu animal vai viver tudo isso e ainda gastar energias acumuladas pra ter uma noite de sono tranquila.
A clínica Oásis Pet, conta com uma equipe treinada e uma estrutura completa para atender o seu melhor amigo e entender mais do cachorro uivando, com todo conforto e segurança.