Síndrome do Olho Seco em Cães – Causas, Sintomas e Tratamentos

Síndrome do Olho Seco em Cães - Causas, Sintomas e Tratamentos

Síndrome do Olho Seco em Cães - Causas, Sintomas e Tratamentos

A síndrome do olho seco em cães (também conhecida como ceratoconjuntivite seca) ocorre quando um cão não produz lágrimas suficientes para lubrificar os olhos. Pode ser doloroso e às vezes até levar à cegueira. Para ajudar os tutores a reconhecer e controlar o olho seco de seus cães, iremos explicar neste texto as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento para essa doença.

Sumário

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

O que é síndrome do olho seco em cães

A síndrome do olho seco em cães envolve produção diminuída ou inadequada de lágrimas. As lágrimas são importantes para a lubrificação, o conforto e a saúde geral dos olhos de um cão. As lágrimas também contêm proteínas antibacterianas, muco, glóbulos brancos para combater infecções e outras enzimas para ajudar a manter os olhos limpos e livres de detritos, infecções e irritações.

As lágrimas de um cachorro têm três partes:

  • Camada lipídica (gordura)
  • Aquoso (água)
  • Camada de mucina.

Duas glândulas, a lacrimal e a terceira pálpebra, são responsáveis pela produção da camada aquosa das lágrimas. Em cães com síndrome do olho seco, essas glândulas produzem pouca ou nenhuma quantidade de lágrimas, embora as glândulas responsáveis pelas camadas lipídica e mucina ainda funcionem. Isso normalmente resulta em olhos secos, mas pegajosos e cheios de muco.

Closeup do olhar de um cachorro de grande porte

Sintomas da síndrome do olho seco em cães

Cães com síndrome do olho seco podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Olhos vermelhos, inflamados, irritados e doloridos
  • Vermelhidão e inchaço da conjuntiva ou dos tecidos ao redor do olho
  • Apertar os olhos e piscar com frequência
  • Secura na superfície da córnea – a parte externa e transparente do olho em forma de cúpula
  • Corrimento semelhante a muco na córnea (pode ser amarelo ou verde se houver infecção bacteriana secundária)
  • Defeitos e irregularidades óbvios da córnea, incluindo aumento da vascularização (crescimento anormal de vasos sanguíneos na área lesionada) e pigmentação à medida que o olho tenta curar-se e proteger-se
  • Possível deficiência visual e cegueira.

Causas da síndrome do olho seco em cães

A causa da síndrome do olho seco em cães pode ser devida a uma ou algumas condições subjacentes. Algumas das causas subjacentes podem ser devidas a:

  • Disfunção do sistema imunológico: A maioria dos casos de síndrome do olho seco em cães é causada pelo ataque e destruição do sistema imunológico da glândula lacrimal e da terceira pálpebra. Infelizmente, os veterinários não sabem por que isso acontece.

  • Medicamentos: Certos medicamentos podem causar a síndrome do olho seco como efeito colateral, geralmente logo após o cão começar a tomar esses medicamentos. Certifique-se de conversar com seu veterinário sobre os possíveis efeitos colaterais de todos os medicamentos.

  • Genes: A alacrimia congênita é uma forma genética da síndrome do olho seco e ocorre em algumas raças, principalmente nos Yorkshire terriers. Esta forma normalmente é notada em apenas um olho.

  • Condições endócrinas: Algumas doenças sistêmicas (como hipotireoidismo, diabetes e doença de Cushing) frequentemente diminuem a produção de lágrimas.

  • Doenças infecciosas: O vírus da cinomose canina, a leishmaniose e a blefaroconjuntivite crônica podem causar a síndrome do olho seco.

  • Procedimentos médicos: Uma anormalidade comum em cães é o prolapso da glândula da terceira pálpebra (mais comumente conhecida como olho de cereja). Embora não seja recomendado, alguns cirurgiões removem totalmente a glândula, levando à diminuição permanente da produção de lágrimas. A radiação local para tumores também pode causar danos permanentes às glândulas lacrimais e da terceira pálpebra.

  • Problemas neurológicos: A perda da função nervosa das glândulas (geralmente secundária a uma infecção do ouvido interno) pode diminuir ou interromper a produção de lágrimas.

  • Lesão traumática: A síndrome do olho seco pode ocorrer com danos às glândulas após inflamação ou lesão grave (como feridas ou acidentes de carro).

  • Causas transitórias: A anestesia causa uma perda temporária da produção de lágrimas, assim como o medicamento atropina. Uma vez removidos, a produção de lágrimas normalmente retorna.
Mulher aplicando colírio em cachorro

Como os veterinários diagnosticam a síndrome do olho seco em cães

Os veterinários utilizam o teste de lágrimas de Schirmer (STT) para diagnosticar a síndrome do olho seco e medir a produção de lágrimas aquosas em cães. Este é um teste simples e indolor, que envolve a colocação de uma tira de papel especial na pálpebra inferior.

A umidade e as lágrimas do olho penetram no papel por 60 segundos. Ao final desse tempo, o veterinário mede a produção de lágrimas no papel. Para os resultados do teste, mais de 15 milímetros de produção de lágrimas por minuto é considerado normal, enquanto menos de 10 milímetros indica síndrome do olho seco. O veterinário pode repetir o teste para confirmar o diagnóstico.

Tratamento da síndrome do olho seco em cães

O veterinário determinará o melhor tratamento para seu cão, dependendo do diagnóstico e do histórico médico anterior. As opções de tratamento podem incluir:

  • Lacrimoestimulantes: Os veterinários geralmente prescrevem ciclosporina oftálmica (um tipo de medicamento) ou tacrolimus para estimular a produção de lágrimas. A ciclosporina, quando aplicada no olho, evita que o sistema imunológico prejudique as glândulas lacrimais e da terceira pálpebra, permitindo assim a restauração das lágrimas. O tacrolimus normalmente é usado apenas se a ciclosporina não for eficaz. 

  • Lacrimomiméticos: As lágrimas artificiais ajudam a umedecer a superfície do olho, melhoram o conforto e ajudam a eliminar detritos e alérgenos. Esses lubrificantes oculares são essenciais como complemento ao tratamento principal da síndrome do olho seco, como a ciclosporina, especialmente no início do tratamento, quando a produção de lágrimas ainda não foi totalmente recuperada. Use lágrimas artificiais apenas se o seu veterinário recomendar.

  • Antibióticos: Infecções bacterianas e ulcerações da córnea também podem exigir antibióticos tópicos de amplo espectro. Cães cuja síndrome do olho seco está relacionada ao sistema nervoso são tratados com pilocarpina, que estimula a secreção glandular.

  • Cirurgia: Cães que não respondem ao tratamento podem precisar de uma cirurgia chamada transposição do ducto parotídeo, que redireciona cuidadosamente as glândulas salivares da boca do cão para os olhos, para que a saliva possa ser usada como lágrimas.
Cachorro recebendo gota de colírio de seu tutor

Agende uma consulta na Oásis Pet

Se você suspeita que seu cão esteja sofrendo de síndrome do olho seco, é crucial agendar uma consulta de avaliação com um veterinário especializado em oftalmologia veterinária.

Na Oásis Pet, nossa equipe dedicada está pronta para oferecer o cuidado e a atenção necessários para ajudar seu amigo peludo a encontrar alívio e conforto. Não hesite em entrar em contato conosco para marcar uma consulta e garantir que seu cão receba o tratamento adequado para sua condição ocular. Cuide da saúde visual do seu pet – agende hoje mesmo uma avaliação na Oásis Pet e proporcione a ele uma vida mais confortável e feliz.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Parasitas em pets (pulgas e carrapatos)
Proteja seu animal de estimação contra pulgas e carrapatos com nossas dicas especializadas. Saiba como identificar, tratar e prevenir infestações para garantir o bem-estar do seu pet.

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento