Decifrando as Lambidas Excessivas: O que Significa Quando o Cachorro te Lambe Muito

O que Significa Quando o Cachorro te Lambe Muito

Você já parou pra pensar o que significa quando o cachorro te lambe muito? Nada como chegar em casa depois de um dia agitado e ser recebido com lambida, ou seria beijo?

O que significa quando o cachorro te lambe muito? Existem muitas explicações para essa lambeção toda, mas no geral, as lambidas também são a forma mais eficiente para eles explorarem o mundo durante sua fase de crescimento. As mães, por exemplo, lambem por um comportamento instintivo, colocando seu “cheiro” em sua própria ninhada. Com isso, os filhotes reconhecem sua matilha através do cheiro em comum e você amado tutor, faz parte dessa!

Sumário

O que significa quando o cachorro te lambe muito?

Você, na visão do seu cão, é um membro da matilha, e esse grupo significa para ele segurança, afeto e, claro, o fornecedor de comida!

Se você divide sua vida com um peludo, provavelmente já se acostumou com as inúmeras lambidas, pois saiba que elas também podem ir além da demonstração de afeto, os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante.

Percebeu algo de errado?

Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Porque o cachorro lambe a gente toda hora?

Existem alguns tipos de lambidas que podem demonstrar que seu animal de estimação está ansioso ou até com alguma ferida ou doença de pele e, por isso, é importante entender que nem toda lambida é afeto. Vamos conhecer algumas?

Identificação: assim como o olfato, a língua canina é realmente muito poderosa e a lambida é a principal técnica que o pet utiliza para reconhecer nosso humor, onde estivemos, se estávamos acompanhados, brincando com outros bichinhos e até se estamos doentes.

Ansiedade: se o pet apresenta agitação, vocalizações excessivas, comportamento destrutivo, apatia e lambidas frequentes em você, ele pode estar apresentando um problema de ansiedade.

É muito comum também que cães com ansiedade lambam a própria pata intensamente e isso pode ser prejudicial para eles. As lambidas podem causar danos à pele e até abrir espaço para infecções (manter visitas periódicas ao veterinário é uma forma de prevenção).

Atenção: principalmente os cães mais carentes usam esse método para chamar a atenção, você pode ser surpreendido com uma boa lambida quando resolve tirar um cochilo no sofá, os cães associam as lambidas ao amor, e costumam repetir esse ato para pedir carinho e paparicos.

Cachorro lambendo criança

Porque meu cachorro gosta de me lamber tanto?

Sabe aquele momento que seu pet fez uma travessura e você teve que dar uma bronca? Pois é, quando a briga passa, alguns cães se aproximam dos tutores e começam a lamber.

Esse comportamento pode ser interpretado como um pedido de desculpas e uma forma de confirmação de vínculo, cães são uma espécie social e que gostam de viver em grupos, e é importante para eles que tudo fique em paz e sem conflitos e lamber é como se fosse uma bandeira de paz.

Pode ser também a maneira de demonstrar sua gratidão ao cuidado que você dá a ele e que ele gosta de fazer parte da família. Lamber os pés do dono pode indicar que o animal está tentando mostrar que realmente aprecia a companhia do tutor, se vocês estiveram  longe por muito tempo ele pode estar querendo dizer que sentiu muito a sua falta.

Cachorro com lingua pra fora

Lambida, beijo ou lambeijo?

Agora que você já entendeu o que significa quando o cachorro te lambe muito, está apto a chamar como quiser, mas lembre-se, os cães têm uma ligação profunda conosco, possuem muitas maneiras de demonstrar amor e carinho, através do olhar, da proximidade física, da parceria, então merece ser chamado de lambeijo!

Em relação à contaminação, fique tranquilo, raramente contraímos doenças dos cães, mas existem muitas bactérias na boca dos pets, assim como nas nossa, por isso mantenha em dia a vacinação e vermifugação do seu amigo, a higiene deles  sempre em dia, leve para consultas regulares ao veterinário a fim de verificar sua saúde e identificar qualquer tipo de doença de forma precoce.

Faça a diferença na saúde do seu pet.

Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Faça sua avaliação na Oásis Pet!

A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.

São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e venha ver como podemos te ajudar a manter a qualidade de vida do seu amigo!

lambe 4
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento