Radiologia Veterinária: Tecnologia para o Diagnóstico Preciso e o Cuidado de Seus Animais de Estimação
A radiologia veterinária está se tornando uma ferramenta de diagnóstico cada vez mais popular na prática veterinária. Isso porque quando um animal de estimação está doente, identificar a causa da doença pode ser um desafio. O veterinário utiliza suas habilidades e experiência para determinar o problema e tratá-lo. Veja como o equipamento radiográfico pode beneficiar seu animal de estimação.
Sumário
Radiologia veterinária o que é?
Muitos médicos veterinários gerais realizam rotineiramente radiografias ou oferecem ultrassonografia em sua prática diária, mas especialistas certificados são frequentemente chamados para consultas adicionais, especialmente para ler os resultados. Os sinais de doença nas imagens diagnósticas podem ser bastante sutis, exigindo uma experiência significativa para identificá-los e interpretá-los adequadamente.
Existem seis tipos principais de diagnóstico por imagem no campo da radiologia veterinária:
Quais os tipos?
- As radiografias (também chamadas de raios X) são usadas para avaliar problemas como ossos quebrados, artrite, objetos estranhos no trato digestivo e outras preocupações comuns.
- O ultrassom é mais eficaz para mostrar detalhes de tecidos moles e órgãos, tornando-se uma ferramenta indispensável se o veterinário suspeitar de um problema cardíaco. Embora um raio-X mostre o coração do animal, o ultrassom pode representar com mais eficácia a presença e o tipo de doença do coração.
- A ressonância magnética (RM) é útil para detectar lesões na coluna ou no cérebro e, portanto, pode ser recomendada para animais com problemas de mobilidade.
- A tomografia computadorizada (TC) também mostra imagens mais detalhadas dos tecidos e é normalmente usada para focar em áreas complexas como o tórax.
- A medicina nuclear envolve a administração de radiofármacos para avaliar funções críticas de órgãos, como a função excretora dos rins, a capacidade de concentração de iodo da tireoide ou o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
- A radioterapia envolve o uso médico de radiação ionizante como parte do tratamento do câncer para controlar células malignas. Ela pode ser usada como terapia primária ou pode ser combinada com cirurgia, quimioterapia e/ou terapia hormonal.
Como funciona a Radiologia veterinária
Os equipamentos radiográficos utilizam radiação eletromagnética para capturar imagens. A radiação passa pelo corpo do paciente. Em seguida, a radiação é captada por um detector e exibida em uma tela ou filme digital. O uso de equipamento de radiografia veterinária melhora o cuidado dos animais. Também auxilia na aceitação dos tratamentos recomendados pelos tutores.
Benefícios da tecnologia radiográfica veterinária
Diagnóstico preciso
Imagens radiológicas de alta qualidade podem fornecer imagens claras e detalhadas das estruturas internas do animal, permitindo aos veterinários identificar anormalidades ou lesões que podem não ser visíveis apenas através do exame físico. O diagnóstico preciso é crucial para o planejamento e gerenciamento eficazes do tratamento. A imagem radiológica também desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias em animais.
Planejamento de tratamento
As imagens radiológicas podem ajudar os veterinários a determinar a extensão de uma lesão ou doença e planejar o tratamento apropriado. Imagens de alta qualidade podem fornecer mais informações, levando a um melhor planejamento do tratamento e, em última análise, a melhores resultados para o animal. Imagens radiológicas de alta qualidade também podem ajudar a identificar e tratar lesões ortopédicas em animais. Técnicas avançadas de imagem, como tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), podem fornecer informações mais detalhadas sobre lesões ósseas e articulares em animais, levando a melhores resultados do tratamento.
Minimiza procedimentos desnecessários
Imagens de baixa qualidade podem levar a interpretações e diagnósticos incorretos, o que pode resultar em procedimentos desnecessários, estressantes e potencialmente prejudiciais ao animal. Imagens de alta qualidade podem reduzir a necessidade de procedimentos repetidos, economizando tempo e minimizando o estresse do animal.
Melhor comunicação
Quando imagens de alta qualidade estão disponíveis, os veterinários se comunicam melhor com você, tutor do pet, sobre a condição do animal e as opções de tratamento. Imagens nítidas tornam mais fácil para você entender o que está acontecendo e se sentir mais envolvido na tomada de decisões. Conversas honestas e eficazes são fundamentais para estabelecer a confiança entre o veterinário e a família do paciente e formular os próximos passos na sua jornada rumo à recuperação.
Custo-benefício
A necessidade de procedimentos dispendiosos e invasivos pode ser evitada com o uso de imagens radiológicas de alta qualidade. Imagens de melhor qualidade são mais econômicas, pois reduzem a necessidade de repetições, exposições adicionais e aumentam a eficiência. Elas também podem levar a um diagnóstico e tratamento mais rápidos, reduzindo, em última análise, o custo geral dos cuidados veterinários.
Quando usar a Radiologia veterinária / objetivos
Atualmente, a Radiografia é considerada o primeiro passo para avaliação do esqueleto, do tórax e do abdome, ainda que, para este último, a Radiografia seja considerada complementar à Ultrassonografia.
O esqueleto: A radiografia é considerada a melhor técnica para avaliação do esqueleto e atualmente é utilizada para caracterizar lesões ósseas, verificar a eficácia dos tratamentos e permitir o acompanhamento dos processos de cicatrização.
O tórax: Assim como nos seres humanos, em animais de pequeno porte, animais de estimação exóticos e silvestres, a Radiografia é considerada a técnica de escolha para avaliação do tórax, com exceção do coração. O bom contraste proporcionado pelo ar nos pulmões abre uma janela para os órgãos torácicos, algo que não é possível no estudo radiográfico abdominal.
O abdômen: A cavidade abdominal contém vários órgãos e aparelhos constituídos principalmente por tecidos moles, sendo, portanto, melhor avaliados por ultrassonografia ou outras técnicas tomográficas avançadas. No entanto, a Radiografia ainda continua sendo uma das técnicas mais utilizadas devido à sua ampla disponibilidade em clínicas veterinárias, rápida execução, simplicidade de interpretação (principalmente se comparada à ultrassonografia) e relativo baixo custo. Nenhuma outra técnica fornece uma visão geral de grandes porções do corpo em tão pouco tempo. Infelizmente, a radiografia tem baixa resolução de contraste para tecidos moles e muitos órgãos abdominais, que, quando normais, não são distinguíveis (ou seja, vesícula biliar, pâncreas, glândulas supra-renais, glândulas ovarianas, útero e gânglios linfáticos).
Agende uma consulta na Oásis Pet
Se você se preocupa com a saúde e o bem-estar do seu companheiro de quatro patas, não hesite em agendar uma consulta de avaliação na Oásis Pet. Nossa equipe especializada em radiologia veterinária está pronta para oferecer o mais alto padrão de cuidado e diagnóstico preciso para o seu animal de estimação. Através das mais avançadas tecnologias de imagem, como radiografias, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada, podemos identificar e tratar uma variedade de condições médicas. Lembre-se, a saúde do seu pet é nossa prioridade, e estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário. Agende uma consulta hoje e dê ao seu amado animal o cuidado que ele merece.