Nutrição Veterinária

Nutrição Veterinária

Nutrição Veterinária

A nutrição veterinária, como a própria nomenclatura sugere, é a especialidade responsável por elaborar as ações que visam o bem estar, qualidade de vida e, consequentemente, a boa alimentação dos pets.

Sabemos o quanto é fundamental uma dieta equilibrada para a boa saúde de qualquer pet. Nesses termos, o veterinário nutricionista cumpre um papel essencial em diferentes áreas de saúde, bem estar, sanidade e produção de alimentos dos pets.

Sumário

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não para de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Qual é a dieta adequada para cães com problemas de saúde?

A ração para cachorro, nesse caso, talvez tenha que ser personalizada, como a medicamentosa, associada a uma nutrição veterinária, e é fundamental tratar a causa inicial, aquilo que resultou no problema de saúde e oferecer uma alimentação equilibrada e que atenda às necessidades nutricionais específicas em cada fase do animal. Vitaminas, proteínas e minerais, são sempre obtidas rações de qualidade.

Quais são os alimentos mais comuns que causam alergias em cães?

Os principais alimentos que causam alergia em cães são as proteínas e os carboidratos complexos,como:

  • Carne bovina;
  • Frango;
  • Cordeiro;
  • Produtos lácteos;
  • Ovos;
  • Soja ou glúten (de trigo);
  • Arroz, milho e batata, apesar de serem menos comuns;
  • Entre outros. 

 

Também é importante notar a diferença entre alergia e intolerância, sabendo disso, se o seu cachorro está sofrendo de intolerância ao invés de alergia alimentar, o alimento hipoalergênico poderá ajudá-lo ou não. Nós recomendamos que você traga ao veterinário para saber a melhor solução possível para o seu cão.

Cachorro com um pote de ração

O que fazer se meu animal de estimação estiver acima do peso?

Cansaço fácil ao tentar andar ou correr; dificuldade para se levantar e se locomover; dificuldade respiratória e sedentarismo são sinais de obesidade animal.

O balanço energético e o gasto devem ser iguais a quantidade ingerida pelo pet, impedindo o aumento da gordura no seu corpo. Mesmo que os sinais não sejam evidentes, é necessário cuidar da saúde de seu amigo, fazer caminhadas e brincar com atividades que o faça se mexer, mas antes disso leve a um veterinário especialista em nutrição para te ajudar a definir melhor uma dieta correta combinada com exercícios físicos, já que cada animalzinho tem suas particularidades.

Quais vitaminas e minerais são essenciais para a saúde dos cães?

As principais vitaminas para os cães, além do ácido fólico e biotina, são:

Vitaminas do complexo B

O grupo de vitaminas B é muito importante para a saúde do cachorro, contribui para a boa saúde mental dos animais, pele, pelos, digestão e absorção de nutrientes, além de intensificar a produção de células vermelhas.

Vitamina C

Essa vitamina é antioxidante natural desenvolvida pelo cachorro, por meio da glicose. Ela garante a produção de células brancas e ajuda a reduzir a frequência de inflamações. Além disso, é um importante reforço contra disfunções cognitivas que podem surgir durante o envelhecimento.

Vitamina D e cálcio

Grandes aliados na formação óssea, a vitamina D e o cálcio, que é um mineral, são importantes para o desenvolvimento muscular.

Vitamina E

Esse é outro antioxidante essencial para pleno funcionamento da formação de glóbulos vermelhos e regulação do metabolismo do cachorro.

O que fazer se meu animal de estimação não quiser comer a ração?

Observe se ele se interessa por outro alimento, se a ração não perdeu o gosto ou sabor, isso acontece caso armazenado de forma incorreta, porém, se a falta de apetite for decorrido mais de 24h, seguido de vômito ou diarreia, e o animal apresentar sonolência e fraqueza, leve imediatamente ao veterinário.

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Quais são as melhores marcas de ração para cães?

São milhares de opções disponíveis e com tantos critérios e informações, é comum que surjam muitas dúvidas. Seguem algumas dicas:

  • Procure saber a origem e tradição, além da sede de produção e país donde surgiu a marca da ração;
  • Análise de nota e comentários geral em sites de reclamações; 
  • Tipo: indica se a ração é seca ou úmida, quanto maior a variedade, melhor para o consumidor que encontra diversidade;
  • Linha: indica se ela é uma ração da linha econômica, Standart, Premium ou Super Premium, quando maior a diversidade, maior o alcance para diferentes tipos de públicos;
  • Diferenciais: indica se a marca trabalha com rações orgânicas ou medicamentosas, um diferencial para quem procura rações específicas para seus pets.
  • Livre de corantes!



Royal Canin: Conhecida por suas fórmulas especializadas, a Royal Canin oferece uma abordagem única para atender às necessidades nutricionais específicas de cada raça canina. Sua precisão nutricional visa promover a saúde e o bem-estar dos cães, destacando-se pela inovação e qualidade.

Hill ‘s Science Diet: Desenvolvida por veterinários, a Hill’s Science Diet incorpora a ciência na alimentação diária dos cães. Com fórmulas balanceadas, foca na nutrição personalizada para apoiar a saúde e a vitalidade do seu fiel companheiro.

Purina Pro Plan: Comprometida com o avanço nutricional, a Purina Pro Plan oferece formulações avançadas que visam a saúde digestiva, imunológica e geral dos cães. Sua abordagem é pautada na excelência nutricional para cães em diferentes estágios da vida.

Premier Pet: Com ingredientes naturais e uma abordagem premium, a Premier Pet coloca a natureza na tigela do seu cão. Priorizando qualidade, oferece opções cuidadosamente elaboradas para proporcionar uma experiência de alimentação saudável e deliciosa.

Eukanuba: Focada em performance e energia, a Eukanuba oferece rações de alta qualidade que impulsionam a vitalidade dos cães. Sua abordagem é direcionada para promover um estilo de vida ativo e saudável.

Pedigree: Reconhecida por sua acessibilidade e sabor irresistível, a Pedigree proporciona nutrição balanceada para cães. Com opções adaptadas para diferentes tamanhos e idades, busca tornar a nutrição acessível a todos.

Golden Formula: Representando o cuidado brasileiro em cada grão, a Golden Formula oferece rações balanceadas e acessíveis para cães. Sua abordagem é baseada na qualidade dos ingredientes aliada a uma nutrição cuidadosa.

Em dúvida sobre qual ração escolher para seu cão? Descubra a ração ideal com a ajuda dos nossos especialistas. Consulte-nos e proporcione uma alimentação de qualidade para o seu pet.

Como introduzir novos alimentos na dieta do meu animal de estimação?

Dentro da nutrição veterinária indicada pelo veterinário, a  melhor forma de introduzir um novo alimento ao seu cão ou gato é pouco a pouco. Normalmente, você começa oferecendo uma pequena porção do novo alimento junto com a ração atual e, após alguns dias, deve aumentar para 50%.

Nutricao Veterinaria 3

Quantas vezes por dia devo alimentar meu animal de estimação

  • 2 a 4 meses de idade: 4 vezes ao dia
  • 4 a 8 meses de idade: 3 vezes ao dia
  • Cães saudáveis a partir de 8 meses: 2 vezes ao dia

 

É possível seguir as orientações do fabricante, encontradas na embalagem, algumas doenças, como as hepáticas, podem alterar as necessidades de quantas gramas de ração seu pet deve comer por dia. Sendo assim, para uma dieta adequada, leve seu amigo para um check-up e siga as recomendações do veterinário.

Como ajustar a dieta do meu animal de estimação em diferentes estágios da vida?

É preciso conhecer as necessidades de cada uma para garantir rações que permitam um desenvolvimento saudável do animal, em cada faixa etária. Devem estar sempre presentes ao longo da vida, independente da idade, as proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas. Portanto, é preciso eleger sempre ingredientes de qualidade que sejam capazes de fornecer nutrientes de alta digestibilidade e que cumpram suas funções metabólicas.

Quais são as principais recomendações para cuidar da alimentação de gatos idosos?

A idade chega pra todos, e a alimentação com qualidade é fundamental desde os primeiros meses de vida do gato, mas se torna especialmente importante para os gatos de idade avançada, invista em rações para gatos idosos, além de complementar com petiscos diferenciados, com formulações que repõem nutrientes indispensáveis para essa fase da vida. Além disso, caso o seu amiguinho esteja com problemas dentários, pode ser que ele recomende outro tipo de comida para gato idoso, como papinhas e sachês, se for o caso.

O amor, cuidado e prevenção, deve ser infinito e além para com nossos pets. Na Oasis Pet, você encontra uma equipe preparada e dedicada em fornecer as melhores ferramentas para garantir a qualidade de vida do seu amigo! Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

Cachorro com lingua pra fora
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento