Meu gato não responde: Saiba o que pode ser

Meu gato não responde

Meu gato não responde

Para os amantes de felinos! Se você já se pegou pensando “Meu gato não responde”, saiba que não está sozinho. Os gatos são conhecidos por sua independência e comportamento enigmático, o que pode levar os tutores a se questionarem sobre a comunicação com esses adoráveis animais.

Neste texto, vamos explorar as diferentes formas de comunicação dos gatos e como interpretar os sinais que eles apresentam. Entender o comportamento felino pode ajudar a fortalecer o vínculo entre você e seu gato, proporcionando uma convivência mais harmoniosa e satisfatória, para o bigodudo e para você quando se perguntar “porque meu gato não responde”!

Sumário

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Porque o gato não está me respondendo?

Compreender como seu gato está se comunicando com você e como esses felinos interpretam a comunicação humana pode ajudar a cultivar uma relação mais refinada com seu bichano. Pare para observar as expressões corporais do seu bigodudo e veja se ele realmente não está te respondendo:

  1. Olhos: isso pode ajudar a se conectar com o felino e a ler os sentimentos dele. Saiba, no entanto, que encarar direto sem piscar pode ser interpretado como uma posição de agressividade que deixará o gato desconfortável. Se as pupilas estiverem dilatadas, o gato ou está muito brincalhão e animado ou com medo e agressivo.

    Use outros sinais para determinar qual é o certo. Se ele olha para os seus olhos, sinal de que confia em você e se sente confortável na sua companhia. Um gato que pisca lentamente pode estar demonstrando carinho e indicando que está confortável com quem está ao seu lado.

  1. Nariz: um gato que levanta o nariz e inclina levemente a cabeça para trás está dizendo “Eu reconheço você”. Gatos sentados em janelas podem “cumprimentá-lo”  assim quando passar. 

  2. Orelha: um gato pode deitar as orelhas para trás se sentir medo, ansiedade ou se quiser brincar. Esse gesto também pode ser visto quando ele está cheirando com cuidado algo que quer conhecer melhor.

  3. Língua: um gato que põe a língua para fora e lambe o lábio inferior rapidamente está mostrando que está preocupado ou apreensivo.

  4. Cauda: assim como os cães, os gatos se comunicam com o posicionamento e o movimento da cauda. Saber os sinais da posição da cauda em conjunto com as vocalizações pode ajudá-lo a entender as necessidades e os desejos do animal.

    Algumas posições comuns incluem:

    Cauda reta para cima com uma curva na ponta: indica felicidade.

    Cauda se contraindo: o gato está agitado ou ansioso.

    O pelo da cauda se esticando ou ficando armado: o gato está agitado ou se sente ameaçado.

    Cauda para baixo, enfiada sob o traseiro: o gato está assustado.

  5. Esfregar alguma parte do corpo: um gato que se esfrega em você está marcando-o como propriedade dele, um gato que esfrega a cabeça, o flanco e a cauda em outra pessoa ou animal está cumprimentando-o, dar uma cabeçada amigável é um sinal de afeição.

  6. Cheirar e beijar: um “beijo” com o nariz molhado é um gesto de afeição no qual o gato encosta o nariz em você. Isso significa que ele gosta de você e se sente confortável ao seu lado. Os gatos cheiram o rosto de uma pessoa para confirmar a identidade dela com base na familiaridade do cheiro.

  7. Amassar pãozinho: um gato bate ritmicamente com as patas alternadas como sinal de alegria, contentamento ou vontade de brincar. Esse gesto indica que ele conhece e confia em você.

  8. Lamber: um gato que lambe está mostrando o maior sinal de confiança. Ele pode considerá-lo parte da família, como uma mãe que limpa seus filhotes. Se ele tentar comer seu cabelo, pode estar tentando “cuidar” de você. Isso significa que o ama e confia em você de verdade.

Alguns gatos demonstram o amor que sentem copiando o que você fizer.

Close up de um gato com fundo escuro na imagem.

Porque chamo meu gato e ele não vem?

Algumas pessoas acreditam que os gatos não reconhecem a voz, nem decoram nomes e que não ouvem bem como os cães, outros dizem que os felinos ignoram os chamados de seus tutores porque não são animais tão amorosos e envolvidos, o que não procede, visto que experiências comprovam que gatos são tão amorosos quanto os cães, a questão é que os felinos, ao contrário dos cães, não gostam de atender a um chamado que pode ser prejudicial a ele.

Se você chama seu gato apenas para levá-lo ao veterinário, mostrá-lo às visitas, dar remédio ou bronca, ele associa a experiência a algo negativo e, se tem algo em que os gatos são bons, é guardar experiências na memória, pensando assim, você deve construir uma comunicação confiável e boa:

– Desassocie a experiência ruim: não diga o nome dele no meio de uma bronca ou chame-o para encontrá-lo a fim de dar bronca. Apenas diga o comando negativo quando precisar brigar com ele;

– Não o chame sem motivo: os gatos detestam “perder tempo” e, se você chamá-lo para algo inútil eles vão se irritar, se precisar levá-lo ao veterinário ou dar remédio, tente encontrá-lo sem chamar;

– Chame-o algumas vezes com um propósito maior e, claro, agradável: brincar por muito tempo de algo que ele goste, dar petisco, carinho, passear, entre outras atividades;

– Evite chamá-lo no meio do descanso ou da soneca. 

– Nunca faça barulho com um brinquedo ou saco de petiscos quando chamar: assim ele vai se associar ao barulho e não à sua voz. É ideal que você apenas chame e só dê o petisco depois que ele vier, atraído apenas pelo som do chamado.

Com essas atitudes seu gatinho vai começar e criar o hábito de ir ao seu encontro com mais facilidade.

Gato deitado perto de algumas plantas.

O que pode ser?

Os gatos estão sempre aprendendo como se comunicar conosco. Quanto mais se comunicar com o seu, mais rápido ele vai aprender. 

  1. Comportamento Natural: os gatos são conhecidos por sua natureza independente e reservada. 

  2. Contexto Ambiental: mudanças no ambiente, como a presença de visitantes, ruídos altos ou estímulos incomuns. 

  3. Saúde e Bem-Estar: problemas de saúde, desconforto físico ou emocional, como dor, estresse ou ansiedade, podem levar um gato a se isolar e não responder aos estímulos externos.

  4. Falta de Estímulo Positivo: se um gato não tem interesse em brincadeiras, carinho ou interações, pode ser devido à falta de estímulo positivo ou à necessidade de atividades enriquecedoras.

Entender esses motivos pode ajudar os tutores a adaptar suas interações com os gatos quando surgirem perguntas como : Meu gato não responde,promovendo um ambiente mais acolhedor e respeitoso para o animal.

A Oásis Pet possui mais de 12 anos de experiência no oferecimento das mais variadas especialidades. Contamos com especialistas com vasta experiência, buscando sempre os melhores e mais atualizados protocolos de tratamento, utilizando as técnicas mais eficientes de reabilitação. Procure a unidade mais próxima de você e marque uma consulta!

Gato deitado tocando a pata em uma mulher jovem.
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com olho opaco
Descubra as possíveis causas por trás do olho opaco em cães e aprenda como cuidar da saúde ocular do seu animal de estimação.

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento