A endocrinologia veterinária vem se tornando uma especialidade cada vez mais importante para o tratamento dos mais variados problemas relacionados às glândulas produtoras de hormônios e doenças endócrinas que afetam a qualidade de vida dos nossos pets.
O endocrinologista veterinário, nesses termos, é o especialista capaz de tratar doenças que afetam cães e gatos, como a diabetes mellitus, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo e obesidade canina. Tratando, não somente de problemas hormonais, como os que afetam o metabolismo dos pets.
Sumário
O que é endocrinologia veterinária?
Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável por cuidar do funcionamento das glândulas dos pets. Algumas dessas glândulas são responsáveis por controlar os hormônios, que por sua vez ajudam na regulação do metabolismo, crescimento, reprodução e outros processos importantes para o organismo dos pets.
A especialidade é de extrema importância para a saúde de cães e gatos, a fim de diagnosticar alterações de produção hormonal e indicar os tratamentos mais adequados para cada caso.
O que trata a endocrinologia veterinária?
Existem algumas doenças mais comuns tratadas através da endocrinologia animal, tais como:
- Diabetes Mellitus: deficiência parcial ou absoluta de insulina (produzida pelo pâncreas), levando ao aumento da concentração de açúcar no sangue;
- Obesidade Canina: é a principal doença metabólica tratada pelos especialistas veterinários. Nesses casos, o cão ou gato apresenta maior ingestão de calorias do que o consumo das mesmas, ocasionando a alteração no balanço energético do animal. A obesidade canina reduz a qualidade e expectativa dos pets, levando o animal a apresentar problemas de mobilidade, cansaço, alterações cutâneas, roncos, entre outros;
- Hipertireoidismo: apresenta sintomas próximos aos da Diabetes Mellitus com aumento de apetite e emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária;
- Hipotireoidismo: deficiência na produção dos hormônios tireoidianos, sendo basicamente o contrário do que ocorre no hipertireoidismo, levando o animal a ficar letárgico, preguiçoso e sonolento, tendo apatia, ganhando peso, perdendo pelos e podendo apresentar infecção cutânea.
Quais as doenças endócrinas?
Além das principais citadas acima, como a diabetes Mellitus, hipertireoidismo, hipotireoidismo e obesidade, é possível dizer que a doença de Cushing, diabetes Insipidus e hiperlipidemia completam o “hall da fama” das doenças endócrinas mais comuns em cães e gatos.
Quais os tratamentos?
O especialista endocrinologista animal, para fazer o diagnóstico endocrinológico, vai utilizar uma série de técnicas, conhecendo o histórico do animal, fazendo exames clínicos minuciosos, complementares, testes funcionais, dosagens hormonais, hemograma, ultrassom abdominal, testes bioquímicos e exames de urina.
Após os resultados, o profissional decidirá qual a melhor abordagem, se preocupando, na maioria dos casos, com a prevenção e tratamentos que tragam melhor saúde e condicionamento ao pet.
O veterinário endocrinologista pode atender animais com qualquer problema em glândulas secretoras de hormônios, sendo elas: ovários, tireóide, testículos, hipófise, adrenais e pâncreas. Tratando também de problemas relacionados ao metabolismo e as modificações químicas que as substâncias sofrem no interior do organismo do pet.
O tratamento pode se concentrar no controle das deficiências glandulares através de medicação, como em programas de reabilitação que incluem fisioterapia veterinária e outras especialidades que possam garantir maior qualidade de vida ao animal.
Faça sua avaliação na Oásis Pet!
A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.
São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e venha conferir como podemos te oferecer o que há de mais moderno e eficiente em endocrinologia veterinária.