Endocrinologia Veterinária: Especialistas em Saúde Hormonal para Seu Animal de Estimação

Endocrinologia Veterinária

A endocrinologia veterinária vem se tornando uma especialidade cada vez mais importante para o tratamento dos mais variados problemas relacionados às glândulas produtoras de hormônios e doenças endócrinas que afetam a qualidade de vida dos nossos pets.

O endocrinologista veterinário, nesses termos, é o especialista capaz de tratar doenças que afetam cães e gatos, como a diabetes mellitus, hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo e obesidade canina. Tratando, não somente de problemas hormonais, como os que afetam o metabolismo dos pets.

Sumário

O que é endocrinologia veterinária?

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável por cuidar do funcionamento das glândulas dos pets. Algumas dessas glândulas são responsáveis por controlar os hormônios, que por sua vez ajudam na regulação do metabolismo, crescimento, reprodução e outros processos importantes para o organismo dos pets.

A especialidade é de extrema importância para a saúde de cães e gatos, a fim de diagnosticar alterações de produção hormonal e indicar os tratamentos mais adequados para cada caso.

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

O que trata a endocrinologia veterinária?

Existem algumas doenças mais comuns tratadas através da endocrinologia animal, tais como:

 

  • Diabetes Mellitus: deficiência parcial ou absoluta de insulina (produzida pelo pâncreas), levando ao aumento da concentração de açúcar no sangue;

 

  • Obesidade Canina: é a principal doença metabólica tratada pelos especialistas veterinários. Nesses casos, o cão ou gato apresenta maior ingestão de calorias do que o consumo das mesmas, ocasionando a alteração no balanço energético do animal. A obesidade canina reduz a qualidade e expectativa dos pets, levando o animal a apresentar problemas de mobilidade, cansaço, alterações cutâneas, roncos, entre outros;

 

  • Hipertireoidismo: apresenta sintomas próximos aos da Diabetes Mellitus com aumento de apetite e emagrecimento, aumento da sede e frequência urinária;

 

  • Hipotireoidismo: deficiência na produção dos hormônios tireoidianos, sendo basicamente o contrário do que ocorre no hipertireoidismo, levando o animal a ficar letárgico, preguiçoso e sonolento, tendo apatia, ganhando peso, perdendo pelos e podendo apresentar infecção cutânea.
Cachorro deitado com um estetoscópio

Quais as doenças endócrinas?

Além das principais citadas acima, como a diabetes Mellitus, hipertireoidismo, hipotireoidismo e obesidade, é possível dizer que a doença de Cushing, diabetes Insipidus e hiperlipidemia completam o “hall da fama” das doenças endócrinas mais comuns em cães e gatos.

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Quais os tratamentos?

O especialista endocrinologista animal, para fazer o diagnóstico endocrinológico, vai utilizar uma série de técnicas, conhecendo o histórico do animal, fazendo exames clínicos minuciosos, complementares, testes funcionais, dosagens hormonais, hemograma, ultrassom abdominal, testes bioquímicos e exames de urina.

Após os resultados, o profissional decidirá qual a melhor abordagem, se preocupando, na maioria dos casos, com a prevenção e tratamentos que tragam melhor saúde e condicionamento ao pet.

O veterinário endocrinologista pode atender animais com qualquer problema em glândulas secretoras de hormônios, sendo elas: ovários, tireóide, testículos, hipófise, adrenais e pâncreas. Tratando também de problemas relacionados ao metabolismo e as modificações químicas que as substâncias sofrem no interior do organismo do pet.

O tratamento pode se concentrar no controle das deficiências glandulares através de medicação, como em programas de reabilitação que incluem fisioterapia veterinária e outras especialidades que possam garantir maior qualidade de vida ao animal.

endocrinologia 2

Faça sua avaliação na Oásis Pet!

A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.

São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e venha conferir como podemos te oferecer o que há de mais moderno e eficiente em endocrinologia veterinária.

Cachorro passando por consulta em clínica veterinária
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento