Saiba Mais Sobre Hérnia em Cachorro: Causas, Sintomas e Tratamento

Hérnia em Cachorro

A hérnia em cachorro é uma doença degenerativa que ocorre quando há a degeneração dos discos intervertebrais (do C2-C3 à L7-S1), mais comumente diagnosticado (em mais de 85% dos casos) na região tóraco-lombar dos pets.

A hérnia em cachorro é um assunto muito sério, pois pode levar o cão a total paralisia, e por isso a importância do tratamento contínuo e profissional. Neste artigo, vamos mostrar quais as causas, sintomas e os tratamentos mais eficientes. Confira:

Sumário

Quais as causas da hérnia em cachorro?

As causas da hérnia de disco canina são bastante variadas. De maneira geral, as causas são progressivas e orgânicas, ou seja, uma degeneração natural dos discos e de seu conteúdo, que podem ser maximizadas pelo excesso de peso do animal como pela falta de mobilidade e saúde física. Em outros casos, mais raros, podem se desenvolver por causas mecânicas, como em movimentos bruscos ou resultantes de um acidente que afete os discos.

Cachorro deitado no jardim

Como tratar hérnia no cachorro?

O tratamento de hérnia de disco em cães passa pelo bom diagnóstico e a união de diversas terapias. A fisioterapia veterinária, por exemplo, tem papel fundamental na reabilitação, seja como tratamento base ou pós-operatório, trabalhando o controle de processo inflamatório, melhorando a dor, auxiliando no ganho de massa muscular e no restabelecimento da mobilidade natural.

A eletroterapia também pode auxiliar na analgesia e controle da inflamação com estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) e estimulação elétrica neuro-muscular (NMES), ajudando na recuperação da perda de massa muscular causada pela paralisia.

A laserterapia também tem papel importante na regeneração nervosa e no retorno dos movimentos naturais de forma gradual e saudável.

A hidroterapia também tem ganhado espaço no tratamento de hérnias, principalmente com as modalidades em esteira aquática e natação. A esteira aquática, por exemplo, é muito eficaz pois, por o pet estar dentro da água com parte do corpo ou por inteiro, acaba removendo a pressão dos membros doloridos e de seu peso, diminuindo a força necessária para realizar movimentos simples, porém dificultados devido a sua lesão e cirurgia.

A acupuntura também pode, através da indicação correta, equilibrar os pontos meridianos afetados pela hérnia de disco, influindo em órgãos internos, tecidos modelos, emocional e outros pontos afetados.

A liberação de endorfina e cortisol provoca o relaxamento muscular natural, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo, combatendo dores e incômodos do pós-operatório.

A ozonioterapia também tem se destacado em diversos programas de reabilitação em casos de hérnia, se utilizando do ozônio como um agente terapêutico. Ao reagir com os tecidos corporais, o ozônio forma substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo uma grande liberação de oxigênio para as células.

O emprego dessa terapia aprimora a circulação sanguínea, auxiliando na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no combate de dores crônicas. Além disso, o gás também possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, acelerando a recuperação e cicatrização de lesões.

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Quais sintomas de hérnia em cachorro?

A hérnia de disco pode ser classificada em 5 distintos graus:

  • Grau 1: no início dos ciclos de dores é possível notar que o pet abaixa a cabeça e curva as costas para tentar aliviar a dor, podendo até manifestar sua insatisfação através de uivos e latidos, dependendo de sua personalidade;
  • Grau 2 e 3: é possível notar perda gradual de equilíbrio, o que o impede de se mover corretamente. Nesses estágios, é possível notar que sua postura e mobilidade parecem mais estranhos que usualmente. Em casos mais críticos, o pet pode sofrer com incontinência urinária e fecal.
  • Grau 4 e 5: a sensibilidade do cão também é afetada, principalmente em suas extremidades. Em casos mais agudos, nota-se paralisias e o pet começa a nitidamente se arrastar para se mover de um local a outro.

 

Dentre os sinais agudos que podem indicar a necessidade de um exame de raio-x estão:

  • Sinal de manqueira ao andar;
  • Dificuldade e dor ao levantar;
  • Sensação de dor quando tocado em alguma parte do corpo;
  • Suspeita de ingestão de materiais indevidos;
  • Inchaço de alguma parte do corpo.

Porque aparece hérnia em cachorro?

Os discos intervertebrais dos cães separam os corpos vertebrais ao longo de todo o comprimento da coluna vertebral do pet. São eles que permitem o movimento da coluna, ao mesmo tempo que fornecem suporte durante os movimentos.

Quando há o envelhecimento desse processo, seja ela por fatores hereditários de um envelhecimento natural, por acidentes ou condições que favorecem esse desgaste (como o sedentarismo e obesidade), há essas alterações degenerativas no disco, causando a hérnia em cães.

Cachorro sentado em um estudio fotografico

O que fazer quando o cachorro tem hérnia?

Se você suspeita que o seu amigo possui algum tipo de problema em sua mobilidade, é importante que seja acompanhado por um especialista para o melhor diagnóstico.

As formas de diagnóstico da hérnia de disco em cães evoluíram muito ao longo dos anos. Além da análise presuntiva, ou seja, onde o especialista veterinário irá se basear em informações como a raça, histórico de saúde, andar descoordenado ou paralisia, diferentes exames de imagem como o raio-x se tornaram fontes mais confiáveis de diagnóstico.

É importante ressaltar que a doença pode ser causada por problemas diversos, tendo nos exames de imagem uma forma mais precisa de diagnosticar a patologia.

Cachorro sentado em um quintal

Faça sua avaliação na Oásis Pet!

A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.

Está com dúvidas? Quer saber mais sobre os sintomas, causas e tratamentos da hérnia em cachorro? Procure uma das unidades da Oásis Pet mais próxima de você e marque uma primeira consulta. Saiba como garantir uma vida saudável para o seu pet com o melhor da medicina veterinária.

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Micoses em Felinos
Saiba como identificar, tratar e prevenir micoses em felinos. Proteja a saúde do seu gato com as informações a seguir.

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento