Desvendando o Glaucoma em Cães: Sintomas, Causas e Cuidados Essenciais

Glaucoma em Cães

Você sabia que o glaucoma em cães é uma das principais causas que podem levar à cegueira canina? Essa é uma doença que demanda cuidado especial e deve ser levada à sério pelos tutores.

Nesse texto vamos explorar os principais aspectos do glaucoma em cães, desde dos fatores de risco até os tratamentos disponíveis com informações essenciais para os tutores preocupados com a saúde ocular de seu amado amigo de quatro patas.

Sumário

Como tratar o glaucoma em cachorro?

O tratamento do glaucoma canino deve ser iniciado após o diagnóstico feito pelo veterinário, e requer cuidados específicos e contínuos para preservar a visão e aliviar o desconforto do animal.

Dependendo do grau que essa doença pode ter se desenvolvido no seu doguinho, será orientada a próxima etapa, geralmente, envolvendo o uso de medicamentos para controlar a pressão ocular que vão reduzir a produção do humor aquoso e drená-lo, como colírios ou medicamentos orais.

Em casos mais graves, cirurgias ou procedimentos a laser podem ser necessários. Existem várias opções de cirurgia de glaucoma em cães, incluindo:

Iridectomia: a cirurgia iridectomia é um procedimento cirúrgico no qual uma pequena porção da íris é removida para melhorar o fluxo de líquido dentro do olho do cão e aliviar a pressão causada pelo glaucoma.

Trabeculoplastia a laser: a cirurgia trabeculoplastia a laser é uma cirurgia que utiliza um laser para abrir e limpar o canal de drenagem do olho do cão, permitindo que o líquido seja drenado adequadamente e reduzindo a pressão causada pelo glaucoma.

Implante de drenagem: a cirurgia de implante de drenagem envolve a colocação de um dispositivo de drenagem no olho do cão para ajudar a regular o fluxo de líquido e aliviar a pressão do glaucoma. Isso permite que o líquido seja drenado de forma mais eficiente, reduzindo os sintomas do glaucoma.

Foto tirada do olhar de um cachorro

Quais os sintomas de glaucoma em cães?

Os sinais clínicos do glaucoma nos cães são os mesmos que os apresentados nos gatos e dentre os principais podemos citar: 

  • Passar as patinhas excessivamente nos olhos ou esfregar em alguma superfície;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • O olho pode ficar mais “nublado” ou azulado;
  • Desorientação;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Pupilas ligeiramente dilatadas;
  • Falta de apetite;
  • Lacrimejar e piscadas em excessivo;
  • Inchaço no globo ocular;
  • Nebulosidade nos olhos;
  • Córnea com mancha opaca;
  • Pupilas ligeiramente dilatadas;
  • Sinais de desconforto na região da cabeça.

 

É necessário o acompanhamento periódico ao médico veterinário, assim qualquer alteração e sintoma pode ser identificado e feito o diagnóstico precoce, com atenção especial ao histórico clínico do animal e sua questão hereditária.

Em consultório são feitos exames como tonometria, para medir a pressão intraocular; oftalmoscopia para analisar o fundo do olho e gonioscopia que avalia o ângulo de drenagem.

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

O que pode causar glaucoma em cães?

Existem dois tipos principais de glaucoma em cachorro:

No primeiro caso, as causas podem estar relacionadas a deformidades anatômicas do olho, ou seja, é uma condição de herança genética, porque, apesar de o glaucoma afetar diversos tipos de cães, algumas raças têm maior predisposição a adquirir a doença, sendo alguns exemplos: Pugs, Beagles, Shar Peis, Shih Tzus, entre diversas outras.

No segundo caso, a origem é externa e pode ser causado pelo excesso de pressão intraocular devido a um trauma ou lesão no olho do pet que esteja impedindo a drenagem do fluido de forma correta. As causas podem variar desde cataratas em estágios mais avançados a inflamações e tumores nos olhos do cachorro.

Destacam-se ainda as seguintes causas como fatores para o glaucoma canino:

  • Idade;
  • Nível de pressão sanguínea;
  • Inflamação ocular;
  • Uso contínuo de fármacos.

Cachorro com glaucoma sente dor?

A importância de ficar de olho no comportamento deles, é porque sim, cachorros com glaucoma podem sentir dor. É importante buscar tratamento veterinário adequado para aliviar o desconforto! Sem tratamento, poderá originar dor crônica e cegueira. Em casos graves, está recomendada a remoção do globo ocular para reduzir a dor e desconforto ocular.

A dor e sensibilidade nos olhos são tão incômodos que podem fazer com que o pet sinta enjoos ou vomite com frequência.

Cachorro da raça golden

Glaucoma em cachorro tem cura?

Infelizmente, o glaucoma em cães não tem cura, mas existem opções de tratamento para controlar os sintomas e preservar a visão.

Além do tratamento médico, outra opção para aliviar o desconforto do cachorro com glaucoma é utilizar terapias complementares, como acupuntura ou fisioterapia. No entanto, é importante sempre consultar um veterinário antes de tentar qualquer tratamento adicional, marque já uma consulta para discutir as melhores opções para o seu cachorro.

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Faça sua avaliação na Oásis Pet!

A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.

São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e trate o glaucoma em cães com profissionais qualificados e experientes no tema.

Dois cachorros felizes
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento