Cachorro Tremendo: Causas, Sintomas e Tratamentos
Cachorro tremendo, o que pode ser? Esse é um dos tipos de comportamento animal que traz grande preocupação para tutores atentos e observadores de seus pets. O tremor em cães pode ser um sinal de desconforto, estresse, dor ou até mesmo uma condição médica subjacente mais séria.
Neste texto, vamos conhecer as possíveis causas por trás desse sintoma, a fim de identificar e abordar adequadamente as necessidades do animal. Ao entender as diferentes razões pelas quais um cachorro pode estar tremendo, podemos oferecer o suporte e os cuidados necessários para garantir o seu bem-estar.
Sumário
Cachorro tremendo o que pode ser?
Observar atentamente os sintomas e buscar assistência veterinária quando necessário são passos essenciais para ajudar o cachorro a superar essa condição. A seguir, confira as principais causas para cachorro tremendo e o que pode ser:
Causas / Sintomas / Tratamentos
1- Frio
Todos os cachorros sentem frio e esse pode ser o motivo para que o seu pet esteja tremendo. Se esse for o caso, é tudo muito fácil de se resolver, basta oferecer um local quentinho e confortável para ele dormir e, se necessário, vesti-lo com uma roupa para cachorro. Assim como nós, os cachorros podem sentir frio e tremer como uma forma de manter o corpo aquecido e algumas raças, especialmente as de pelo curto, são mais suscetíveis a sentir frio.
2- Dor
Um cachorro tremendo pode estar sentindo dores, seja por uma lesão ou devido a alguma doença. Normalmente, esse sintoma vem associado a outros, como vocalização, agitação, apatia, dificuldade para andar, falta de apetite, entre outros. Problemas como cólicas, lesões ou doenças podem causar tremores involuntários. Se você suspeitar que o tremor do seu cachorro está relacionado à dor, é fundamental consultar um veterinário para avaliar a saúde do seu animal de estimação e oferecer o melhor tratamento e medicação.
3- Febre
Assim como nós seres humanos, os cachorros também podem ter febre. Porém, por não ser indicado fazer a medição da temperatura com um termômetro em casa, a dica de como saber se o cachorro está com febre é se atentando a sinais como:
- Tremedeira;
- Perda de apetite;
- Desânimo (Letargia);
- Vômitos;
- Olhos avermelhados;
- Cansaço;
- Diarreia;
- Sonolência;
Com instrução de um veterinário a medicação e exames para saber de onde vem essa febre serão solicitados.
4- Problemas nutricionais
A princípio, alguns problemas nutricionais também podem ser a causa para um cachorro tremendo muito. A hipoglicemia, por exemplo, causada pelo baixo nível de açúcar no sangue, é uma das circunstâncias mais comuns. Se esse for o caso, um profissional da nutrição animal indicará o melhor plano alimentar para seu pet.
5- Problemas psicológicos
As causas psicológicas são um dos motivos mais comuns para causar tremores em cães. O medo de barulhos, como trovões, fogos de artifício, música alta ou chuva forte, por exemplo, pode deixar um cachorro tremendo de medo! Mas, além disso, outras questões psicológicas podem ser o motivo, como:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Agitação;
- Síndrome do Tremor Idiopático.
Nestes casos, oferecer um espaço seguro e confortável para o seu cão, juntamente com técnicas de dessensibilização, pode ajudar a reduzir essas reações.
6- Idade avançada
Assim como os seres humanos, os cachorros idosos também podem experimentar tremores senis. À medida que envelhecem, os músculos e as articulações podem enfraquecer, resultando em tremores involuntários. Nesse caso, oferecer um ambiente confortável e adaptado às necessidades do cão idoso é essencial, à medida que os cachorros envelhecem, é comum que eles fiquem mais vulneráveis ao tremor, que pode ocorrer por diversos motivos, como saúde debilitada, fraqueza muscular, problemas articulares (artrite/artrose) e até neurológicos, devido ao alzheimer canino.
7- Dores ortopédicas
Problemas na coluna, fraturas e traumas são as causas mais comuns de dor e podem ocasionar tremores. Neste caso, o médico-veterinário precisa avaliar o animal para decidir o melhor tratamento e instituir a analgesia.
8- Procedimentos cirúrgicos
Também podem gerar tremores nos pets. Neste caso, o quadro ocorre por conta da hipotermia causada pela anestesia. Para lidar com a situação, o tutor precisa ter paciência e aquecer o animal.
9- Cinomose
Causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Virus), a cinomose é outra doença que pode gerar tremores nos cães, visto que entre seus principais sintomas estão a convulsão e a mioclonia, pequenos tremores que parecem tiques. Para preveni-la, é preciso manter em dia a imunização. Trata-se de uma doença muito grave e a forma de prevenção é por meio da vacinação múltipla, que deve ser realizada desde filhote e repetida anualmente.
10- Epilepsia canina
A epilepsia canina pode causar tremores em apenas uma região do corpo do cãozinho ou em todo ele. Normalmente, ela tem origem em lesões cerebrais e pode ocorrer de forma frequente ou em intervalos com espaços significativos.
11- Cachorro tremendo dormindo
Ao sonhar, os cães também podem ter reações de tremedeira e isso é perfeitamente normal. Portanto, não se assuste caso ele trema dormindo, contanto que o comportamento pare quando ele acordar.
Com exceção do frio e do medo, pode ser um pouco difícil descobrir porque um cachorro está tremendo sem a ajuda de um médico veterinário. Por isso, o ideal é consultar um profissional de sua confiança para que a causa seja identificada e, posteriormente, tratada da melhor maneira possível.
Avaliação veterinária: importante destacar: se os tremores são acompanhados de outros sinais como vômitos, diarreia, sangramentos, dificuldades para se locomover e até desmaios, você deve procurar o médico veterinário o mais rápido possível, pois indicam um quadro mais grave e será preciso para identificar a causa subjacente.
Conforto e segurança: oferecer um ambiente tranquilo e confortável ao cachorro pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Tratamento da dor: se a causa do tremor for dor, o veterinário poderá recomendar opções de tratamento para aliviar o desconforto do animal.
Manter-se calmo: transmitir calma e tranquilidade ao cachorro pode ajudar a diminuir sua ansiedade e minimizar os tremores associados ao estresse.
Lembre-se sempre que, como cuidador responsável, é seu papel monitorar a saúde e o comportamento do seu cachorro. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o tremor do seu cachorro, não hesite em buscar orientação de um veterinário.
Cada cachorro é único e pode reagir de maneira diferente, portanto, a avaliação individualizada é fundamental para garantir o bem-estar do seu companheiro de quatro patas. Cachorro tremendo pode ter muitos motivos, mas um em especifico é muito bonito: felicidade! Sim, seu amigo, em um pico de felicidade, alegria e matando a saudade pode tremer — e logo o tremor passa!