Cachorro com Tumor: Diagnósticos,Tratamentos e Cuidados

Cachorro com Tumor

Assunto delicado e um tabu para muitos tutores, o cachorro com tumor é um tema que deve ser levado a sério e tratado com a máxima seriedade. Afinal, o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento eficiente e recuperação do seu amigo.

Sumário

Quais são os sinais de que meu cachorro pode ter um tumor?

Por se tratar de uma doença que pode afetar vários órgãos, o tumor pode ter diferentes manifestações e o próprio organismo costuma emitir avisos quando algo não vai bem. Alguns sinais que podem indicar a presença do tumor, são:

Nódulos e partes do corpo inchadas, fraqueza, apatia prolongada, feridas, dificuldade em se alimentar, respirar, urinar e evacuar, entre outras anormalidades.

A qualquer alteração notada, leve seu pet ao médico veterinário para ser examinado.

Como é o tratamento para cachorro com tumor?

Quem vai definir como cuidar de tumor em cachorro da melhor maneira é o veterinário, o médico que receber um cãozinho com suspeita, irá realizar uma série de procedimentos, depois, o especialista irá solicitar uma série de exames, a depender do tipo de tumor, isso tudo vai influenciar no tratamento. Dentre as possibilidades há:

cachorro olhando para janela

Cirurgia

Consiste na remoção da área afetada, costuma ser efetivo em tumores externos, o tumor maligno é retirado, mas ainda há a possibilidade de retornar. O tumor benigno só precisa ser removido cirurgicamente se seu tamanho interferir em alguns processos do próprio organismo.

Quimioterapia

Costuma ser usada quando a cirurgia  não é viável. Consiste em eliminar o câncer por meio de remédios, também pode ser indicada antes ou depois do procedimento cirúrgico, tanto para diminuir o tamanho do tumor quanto para minimizar as chances de recidiva. É um tratamento que afeta o funcionamento do organismo como um todo, apesar disso, a quimioterapia em cães ainda é a mais recomendada para muitos casos.

Radioterapia

Em contraposição à quimioterapia, a radioterapia é menos agressiva, porém é tida por muitos profissionais como somente paliativa, sem remover totalmente a doença.

Eletroquimioterapia

Trata-se de uma nova promessa de tratamento ao câncer em animais, que é menos agressivo que a quimioterapia comum e vem apresentando progressos nos estudos feitos no Brasil.

Ozonioterapia

É a utilização do gás ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. Após a sua aplicação, ele reage com os tecidos corporais formando substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante e promovem uma grande liberação de oxigênio para as células.

Existem raças de cachorro mais propensas a desenvolver tumor?

Embora qualquer cachorro possa vir a ter câncer, inclusive sem raça definida, muitos são propensos a desenvolver o problema, algumas raças possuem maiores incidências de neoplasmas, entre elas o Boxer, Rottweiler, Pit Bull, Labrador e Poodle.

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Como prevenir o surgimento de tumor em cachorro?

Os tutores devem pensar na prevenção do câncer, adotando medidas como:

1 - Faça consultas regulares e exames de rotina

Os cuidados devem fazer parte da rotina do animal, levar o animal para visitas periódicas ao veterinário, buscando proporcionar mais qualidade para o desenvolvimento e manutenção da saúde do pet. O profissional saberá identificar alterações no organismo de seu mascote, o que contribui para um diagnóstico precoce que é essencial para combater e tratar diversas doenças, principalmente nos casos de câncer.

2 - Alimentação equilibrada

Evite a obesidade, esse é um fator de risco que contribui para o desenvolvimento de tumor em cachorro. Uma boa alimentação, com os nutrientes necessários é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida, alimentos próprios para o animal, ração adequada são pontos importantes na hora de evitar doenças.

Prefira as opções de qualidade, da categoria premium, a hidratação também é bem importante para prevenir doenças, uma dica boa é deixar alguns potes com água fresca em diferentes espaços da casa para que o animal beba ao longo do dia.

Cachorro com Tumor 2

3 - Atividade física e cuidado com os raios solares

Promova atividades físicas regulares. Além de auxiliar no controle do peso, as atividades físicas auxiliam o sistema circulatório e contribuem para a imunidade. Além disso, os exercícios diários ajudam a amenizar comportamentos destrutivos, combater a ansiedade e deixam os pets mais felizes. Casos de câncer de pele são comuns entre os animais, principalmente naqueles de pelos claros e baixos, evite exposição nos horários de maior incidência do sol, entre 10 e 16 horas, e passe protetor solar específico nos pets todos os dias.

4 - Castração

Muitos tumores têm relação com os órgãos reprodutores. Apesar de mitos envolvendo a castração de fêmeas, a esterilização é uma maneira eficaz de combater o problema, inclusive reduz a incidência de tumores de mama nos animais.

Como saber se o tumor do meu cachorro é cancerígeno?

Assim como acontece nos seres humanos, um tumor em cachorro pode ser o sinal de câncer, somente levando seu amigo a uma consulta poderá ter 100% de certeza.

É possível que meu cachorro tenha mais de um tumor?

Sim. É possível que haja tumores benignos e malignos ao mesmo tempo, e em mais de um local e em todos os casos há indicação de cirurgia para remoção.

Quais são as chances de cura de um cachorro com tumor?

As chances de cura de um cachorro com tumor irá sempre depender do tipo, bem como do estágio em que se encontra e do momento do diagnóstico. Nos dias de hoje existem diversos meios de controlar e tratar essa patologia. Visitas periódicas ao veterinário são de extrema importância!

Tutor abraçando seu cachorro

O que acontece se o tumor do cachorro não for tratado?

É difícil de escrever, porém, um cão sem o tratamento adequado poderá passar por quadros severos de dor, sofrimento e, por consequência, a morte. Procure por ajuda profissional!

Como cuidar de um cachorro após a remoção de um tumor

O pós-operatório requer muita dedicação e carinho, ver o nosso grande amigo em uma situação tão vulnerável pode ser algo muito frustrante, e estar bem informado é essencial, é o ponto mais importante durante todo o processo e o veterinário é o maior aliado. Pergunte, tire dúvidas e, principalmente, siga todas as recomendações do especialista.

Existem alimentos que ajudam a combater tumores em cachorros?

Sim. Existem alimentos com propriedades anti-cancerígenas, reduzindo e impedindo o crescimento de tumores, que ajudam na desintoxicação do fígado também. Nesses casos, torna-se indispensável o acompanhamento do veterinário especialista em nutrição, que poderá prescrever uma dieta personalizada e adequada e com suplementação nutricional, e a todas as necessidades e particularidades do paciente.

Com o tratamento certo, profissionais qualificados e muito amor, logo seu amigo fiel estará em casa alegrando toda a família!

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não para de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento