Pancreatite Canina: Causas, Sintomas e Cuidados para o seu Cão

Pancreatite em cães: Causas, Sintomas e Cuidados

Pancreatite Canina: Causas, Sintomas e Cuidados para o seu Cão

A pancreatite em cães é uma daquelas condições sobre as quais os donos devem ficar de olho para descobri-la desde o início, porque os sinais de alerta podem nem sempre ser óbvios no início, os sintomas podem ser confundidos com algo menos grave e, ainda assim, é potencialmente fatal. Os médicos definem a pancreatite como: “inflamação do pâncreas”. Mas, como todas as doenças graves, é mais complexa do que isso.

Sumário

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

O que é Pancreatite em cães?

Como falamos, pancreatite é a palavra médica para inchaço no pâncreas. O pâncreas é um órgão próximo ao estômago do seu cão que produz enzimas para ajudá-lo a digerir a comida e que produz insulina para ajudá-lo a regular o açúcar no sangue.

A pancreatite é comum em cães e geralmente é causada pela ingestão de algo que não deveriam. Isso pode ocorrer quando eles fuçam o lixo, pegam muitos restos de comida ou encontram uma guloseima gordurosa no parque.

Cães com casos graves podem apresentar sinais óbvios, como vômitos, desidratação, febre e dor de barriga. Alguns cães com casos menos graves podem parecer apáticos e ter diarreia.

A pancreatite é uma doença grave que pode causar danos a outros órgãos do seu cão. Ela ocorre quando as enzimas pancreáticas são ativadas no pâncreas antes de chegarem ao estômago. As enzimas começam a digerir o pâncreas e os tecidos e outros órgãos com os quais entram em contato. Danos em órgãos podem matar seu cão.

Se você acha que seu cãozinho está com pancreatite, leve-o imediatamente ao veterinário. Cães com casos leves têm boas chances de recuperação, mas cães com casos graves podem não se recuperar, especialmente se apresentarem falência de órgãos.

Cachorro de pequeno porte, deitado parecendo triste ao lado de uma tigela de ração

O que pode causar pancreatite em cães?

Uma dieta rica em gordura. Esta é a causa mais comum de pancreatite em cães, especialmente se eles comem muitos alimentos gordurosos de uma só vez.

Comer de tudo. Muitos alimentos que são seguros e saudáveis para as pessoas não são para cães. Alguns desses alimentos podem causar sérios problemas de saúde, incluindo pancreatite. Nunca deixe seu cachorro comer chocolate, nozes de macadâmia, alho, cebola, canela ou qualquer alimento que contenha xilitol (um substituto do açúcar presente em alimentos processados). Muitos cães que contraem pancreatite comeram comida do lixo ou muitos restos de comida.

Obesidade. A obesidade em cães é uma condição séria que pode afetar negativamente a saúde e o bem-estar do animal. Ela ocorre quando o cão ingere mais calorias do que gasta, resultando em acúmulo de gordura corporal. Para prevenir ou tratar a obesidade, é fundamental garantir uma dieta balanceada, adequada à idade e ao porte do cão, além de manter uma rotina regular de atividades físicas.

Hipotireoidismo ou outros distúrbios endócrinos, como a síndrome de Cushing. A síndrome de Cushing ocorre quando as glândulas supra-renais do seu cão produzem mais hormônio chamado cortisol do que o necessário.

Cachorro de pequeno porte deitado em uma sala de paredes brancas, ao lado de uma tigela de ração

Como saber se meu cachorro está com pancreatite?

Perda de apetite ou recusa em comer.

Vômitos repetidos. Isso pode acontecer várias vezes em algumas horas ou de vez em quando durante vários dias. Se o seu cãozinho está vomitando há mais de um dia, ele precisa ir ao veterinário.

Fraqueza ou apatia. Qualquer cão que pareça fraco, apático ou indisposto precisa visitar o veterinário.

Dor de barriga. É o sintoma mais comum de pancreatite em pessoas, mas não é relatado com frequência em cães. Os veterinários acreditam que isso pode ocorrer porque pode ser difícil saber quando os cães estão com dor. Mas você pode saber se o seu cão fica com as costas curvadas ou parece desconfortável ou inchado. Os veterinários provavelmente presumirão que ele está com dor de barriga e lhe darão analgésicos para ajudar.

Desidratação. Os sinais de desidratação incluem respiração ofegante, olhos fundos, nariz seco e saliva grossa. Uma maneira de verificar se seu cão está desidratado é segurar suavemente um pouco da pele perto das omoplatas, levantá-la e soltá-la. Observe como a pele volta ao lugar. Se o seu pet estiver bem hidratado, a pele deverá voltar ao seu lugar original muito rapidamente. Se estiver desidratado, a pele demorará mais para voltar ao lugar. Alguns cães têm a pele enrugada que não se recupera mesmo quando estão bem hidratados, então outra forma de verificar é apalpar as gengivas. Um cão desidratado provavelmente terá gengivas pegajosas e secas. E se você pressionar suavemente a gengiva e remover o dedo, ela demorará um pouco para voltar à cor rosa normal.

Diarreia. Cães que tiveram diarreia por mais de 1-2 dias (dependendo da gravidade da situação) precisam visitar o veterinário.

Febre. A temperatura corporal normal do seu cão é de 37,5°C a 39,3°C. Você pode testar a temperatura com um termômetro digital feito especialmente para animais de estimação. Siga as instruções do termômetro específico para seu animal de estimação, pois alguns são usados no reto e outros no ouvido. Alguns sinais de que seu filhote pode estar com febre e você deve medir a temperatura incluem olhos vermelhos, orelhas quentes, nariz quente e seco, tremores e tosse. Seu cão terá febre se a temperatura for de 39,3°C ou superior. Temperaturas de 41ºC ou mais podem causar danos aos órgãos e matar seu cão, portanto, leve qualquer cão com febre ao veterinário.

Cachorro deitado em um cesto

Sinais de agravamento da pancreatite em cães

Os sinais de que a condição do seu cão está piorando e ele precisa ir ao veterinário o mais rápido possível incluem:

  • Uma barriga inchada e dura
  • Vômitos e diarreia que não melhoram, especialmente se já passaram mais de 24 horas
  • Dificuldade em respirar ou engolir
  • Convulsões
  • Aumento ou diminuição da ingestão de água
  • Dificuldade de se levantar sozinho.

Qual o tratamento para pancreatite canina?

Para cães com casos leves, seu veterinário pode recomendar descansar o pâncreas por cerca de 24 horas e, em seguida, mudar a dieta para alimentos com baixo teor de gordura e guloseimas. Cães com casos mais graves podem precisar ser hospitalizados para receber fluidos intravenosos e outros medicamentos. Provavelmente, eles irão prescrever alimentos com baixo ou ultrabaixo teor de gordura e será necessário verificar os níveis de enzimas pancreáticas no veterinário de tempos em tempos. 

A melhor forma de prevenir é observar atentamente o que comem. Não deixe seu cachorro comer muita comida de gente, principalmente alimentos gordurosos.

Se você notou algum dos sintomas mencionados em seu cão ou tem preocupações sobre a pancreatite canina, não hesite em entrar em contato conosco na Oásis Pet para uma consulta de avaliação. Nossos veterinários estão aqui para ajudar a diagnosticar qualquer problema de saúde do seu pet e oferecer o tratamento necessário. Lembre-se, a detecção precoce e o cuidado adequado podem fazer toda a diferença na saúde e no bem-estar do seu fiel companheiro. Agende uma consulta hoje mesmo e dê ao seu cão o melhor cuidado possível.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Vacina da Raiva para Pets: Tudo o que Você Precisa Saber
Vacina da raiva para pets é vital. Saiba a importância e quando vacinar. Proteja seu pet e venha conhecer o Oásis Pet. Agende uma consulta agora!

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento