Meu cachorro está com um caroço na pele
Quando notamos que o cachorro está com um caroço na pele, é natural que surjam preocupações e questionamentos sobre o que pode estar acontecendo. Essas protuberâncias podem variar em tamanho, forma e localização, levando os tutores a buscarem respostas sobre possíveis causas e cuidados necessários.
Neste texto, vamos explorar as razões por trás do cachorro estar com um caroço na pele e como agir diante dessa situação, visando sempre o bem-estar e a saúde do nosso fiel amigo de quatro patas.
Sumário
O que é cisto em cães?
Os cistos em cães são uma ocorrência comum que pode preocupar muitos tutores, são uma bolsa ou saco fechado que pode conter fluido, pus ou material semi-sólido. Geralmente, os cistos são formados sob a pele ou em tecidos mais profundos do corpo do animal.
Os mais comuns são relacionados a processos cutâneos. Além das vacinas, alguns cistos em cachorro podem ser resultados de um hematoma, simples de tratar. Em todo caso, o ideal é sempre buscar ajuda veterinária para identificar o tipo de caroço no pet e como tratá-lo. Sem o tratamento do cisto, o cachorro pode sofrer de condições mais graves e até malígnas.
Abaixo separamos algumas informações sobre os cistos mais comuns, bem como as causas e como costuma ser o tratamento de cada um.
Tipos de caroços e causas
1.Abscesso: são causados por infecções oriundas de mordidas, entre outros ferimentos. Apresentam pus e sangue, e é bom o tutor, logo que verificar o problema, levar o pet logo ao hospital veterinário, pois, se houver rompimento, causará muita dor ao bichinho.
2.Hematomas: essa condição resulta de algum trauma em que ocorre o acúmulo de sangue. Um calombo se forma por baixo da pele do cachorro.
3.Cisto apócrino: são massas rígidas que aparecem por baixo da pele do pet, causadas pelo bloqueio das glândulas apócrinas. Na maioria dos casos, são benignos e desaparecem quando estourados. As glândulas apócrinas também têm a função de secretar substâncias oleosas da pele e, quando há muita produção, elas se obstruem e formam cistos. Eles são caracterizados como massas benignas rígidas, subcutâneas e o cão pode ter somente um ou vários desses nódulos espalhados pelo corpo, possuem um aspecto líquido amarelado ou avermelhado, sem muito risco.
4.Histiocitomas: tratam-se de caroços benignos que surgem mais comumente em filhotes. São pequenos, rígidos e do tamanho de um botão. Normalmente surgem nas orelhas, na cabeça e pernas e somem com o tempo.
5.Lipomas: comuns em cães obesos. As células de gordura do pet crescem e transformam-se em tumores. Surgem no abdômen, no peito e nas patas.
6.Efeitos de injeções: são saliências que surgem no local em que o cão recebeu a injeção. O uso de anticoncepcional para cadelas injetáveis é também um grande fator para o surgimento desses cistos, que podem ser hormonais ou não. São de características líquidas e gelatinosas, com pelo menos 0,2 cm de diâmetro.
7.Hiperplasia das glândulas sebáceas: são caroços benignos que surgem devido ao crescimento rápido das glândulas sebáceas que lubrificam a pele.
8.Cisto sebáceo: é um caroço com mau cheiro. Os cães possuem uma glândula sebácea que produz sebo para controlar a oleosidade da pele. O problema é quando a atividade das glândulas tem uma produção maior do que o normal. Isso causa diversos problemas, como mau cheiro e oleosidade. Além do mais, essas glândulas também podem ser obstruídas e gerar cisto sebáceo em cães, que são caroços benignos de consistência dura e até 6 cm de diâmetro. Obviamente esse tamanho preocupa e a tendência é que ele só aumente.
9.Doença renal policística: em cães, é caracterizada pela presença de cistos dentro do rim.
10.Cachorro com cisto dermoide ocular: o cisto dermoide atinge os olhos do cachorro, surgindo a partir da pálpebra e se desenvolvendo acima da córnea. A causa dele é congênita, mas não é hereditária. É grave e pode acometer a visão do cachorro, mas felizmente é uma condição bem rara de acontecer.
11.Cisto aracnoide medular em cachorro: impacta os movimentos das patas e afeta cães ao atingir a medula espinhal, causando problemas neurológicos. A origem do cisto aracnoide é congênita por mau desenvolvimento das meninges.
Sintomas
Os cistos em cães podem aparecer como caroços visíveis sob a pele ou serem detectados através de exames físicos.
Alguns cistos podem causar desconforto, coceira ou inflamação na área afetada, alguns outros sintomas como vômito, desânimo e falta de apetite também podem surgir.
Há certas raças de cães com maior probabilidade de desenvolverem cistos, como boxer, shih-tzu, basset e schnauzer, que têm propensão genética de aparecimento de cistos foliculares.
Raças sem pelo, como o cão de crista chinês e o pelado-mexicano, também podem apresentar esses caroços devido à inatividade dos folículos.
Os Rhodesian ridgebacks e os kerry blue terriers possuem maior chance de sofrerem com cistos dermoides.
Como tratar
A primeira medida que você deve tomar ao encontrar qualquer diferença no corpo de seu cachorro é procurar um veterinário o mais rápido possível. Essa consulta envolve um exame clínico e alguns exames laboratoriais em que é possível obter um diagnóstico preciso. O tratamento para cistos em cães pode variar dependendo do tipo e localização do cisto, podendo incluir:
- Drenagem;
- Remoção cirúrgica;
- Monitoramento não invasivo;
- Terapias.
Alguns problemas, como a presença de carrapato, picadas de insetos, verrugas e hematomas, podem ser descartados de cara com uma simples análise clínica, facilitando o diagnóstico de doenças mais complexas, mas em alguns casos, no entanto, necessitam de exames complementares para se ter um diagnóstico certeiro.
Não tente estourar, espremer e nem retirar o conteúdo dos cistos por conta própria. Mesmo tomando cuidado, há risco de que eles infeccionem.
Dependendo da enfermidade, o tempo pode ser determinante para uma possível cura, que é o caso do tumor maligno. O que devemos entender é que, quanto mais precocemente tratarmos qualquer tipo de doença, mais eficaz e rápido será o seu tratamento, então se meu cachorro esta com um caroço na pele, não se desespere, mas aja com sabedoria e amor, como você pôde conferir neste texto, existem muitos tipos de tumores, e os tratamentos estão cada vez mais efetivos.
Para tal, conte sempre com profissionais experientes e capazes de te auxiliar nesse processo. Na Oasis Pet, você encontra uma equipe preparada com uma estrutura moderna que poderá lhe fornecer um bom diagnóstico e programa de reabilitação. Encontre a unidade mais próxima de você e converse com um de nossos especialistas agora mesmo.