Cachorro Mancando com a Pata da Frente: Saiba como Cuidar

Cachorro Mancando com a Pata da Frente

Atropelamentos, acidentes, traumas, luxações, problemas ortopédicos e até neurológicos podem resultar em um cachorro mancando com problemas nas patas da frente. Existem muitas origens para essas dores e manqueira, e é isso que trataremos neste artigo. Vamos juntos!

Sumário

Quais são as possíveis causas de um cachorro mancando com a pata da frente?

Atropelamentos, acidentes, traumas, luxações, problemas ortopédicos e até neurológicos podem resultar em problemas nas patas da frente dos cães. De maneira geral, muitos casos de dores nas patas dos cães passam por:

1 – Entorses e luxações: as entorses e luxações fazem com que as áreas afetadas atinjam os tecidos que formam as articulações (como ligamentos e menisco) e se diferenciam no tipo de machucado. Ou seja, quando ocorre uma entorse, os tecidos da articulação ficam machucados mas não se rompem ou saem do lugar, enquanto que as luxações fazem com que os tecidos se rompam e o osso saia do lugar, de forma parcial ou completa. As ocorrências mais comuns passam por batidas, tombos, tropeços, hiperextensão e outros.

2 – Fratura: as fraturas são quebras nos ossos que podem decorrer de alguma pancada ou batida, e a gravidade dependerá muito do osso afetado e da forma e intensidade com que o animal recebeu o impacto e quebrou.

3 – Problemas ortopédicos: artrose, artrite, displasia coxofemoral, luxação de patela e outros. São patologias que possuem seus graus de severidade, podendo afetar mais ou menos a qualidade de vida do cão e necessitam de um diagnóstico assertivo para um  tratamento adequado.

4 – Problemas neurológicos: hérnia de disco, fraturas e luxações vertebrais, paralisias flácidas e outros. São condições que podem afetar a mobilidade dos pets e necessitam de encaminhamento profissional para um tratamento adequado.

5 – Problemas sistêmicos: patologias que podem afetar todo o corpo do animal, como doenças endócrinas (hormonais ou de glândulas).

Como diagnosticar a causa da manqueira na pata dianteira do meu cachorro?

Será pedido o histórico de saúde completo do pet, avaliando os sintomas e quando apareceram, excluindo possibilidade de doenças hereditárias, realizando exames de reflexo, verificando dores, coluna e outros sinais significativos.

Essas avaliações em união com o perfil bioquímico do pet, testes de urina, hemograma e exames de imagem, determinarão quais as causas do problema e qual o direcionamento mais eficaz de tratamento.

Cachorro andando pela sala

O que fazer se meu cachorro está mancando com a pata da frente?

É importante ressaltar que o check-up anual é fundamental para manter a saúde do seu cão. Em casos de mancar excessivo, é importante que fique atento a outros sintomas adjacentes, tais como:

  • Fraqueza ao se levantar após o repouso;
  • Dificuldade ou relutância em transpor obstáculos;
  • Tropeçar ou cair enquanto anda;
  • Coluna arqueada de forma convexa;
  • Dor ao toque.
Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Posso tratar a manqueira da pata dianteira do meu cachorro em casa?

A melhor forma de tratar as patas do seu cão é a prevenção, ou seja, a manutenção de alimentação e exercícios saudáveis para sua rotina. Caso seu cão precise de tratamento por problemas na pata, conte sempre com um profissional adequado para a correta inserção do programa de reabilitação.

A fisioterapia veterinária se tornou o ambiente perfeito para a recuperação de diversas lesões e patologias que afetam a mobilidade dos pets. Isso porque os métodos como a hidroterapia (com uso de esteiras aquáticas para a recuperação de movimentos e fortalecimento muscular), acupuntura, quiropraxia, laser e outros, garantem um programa eficaz de combate de dores, incômodos, inflamações e ajudam diretamente na recuperação gradual e saudável.

Além disso, a fisioterapia, seja como tratamento central, auxiliar, pós-operatório ou em casos de prevenção e desaceleramento de patologias degenerativas, garantem o combate de forma eficiente de paralisias, dores e incômodos, muitas vezes evitando a necessidade de intervenções cirúrgicas e garantindo um programa saudável que visa a recuperação da qualidade de vida do pet.

Como aliviar a dor do meu cachorro que está mancando com a pata da frente?

A medicação anti-inflamatória ainda é a melhor ação para combater a dor. Entretanto, a dosagem e periodicidade devem sempre ser indicadas por um profissional veterinário.

cachorro sentado1

Qual o melhor remédio para tratar a manqueira na pata dianteira do meu cachorro?

O mancar costuma ser resultado de alguma inflamação que resulta em dor ao seu locomover. A Dipirona ainda é o medicamento mais utilizado em casos mais simples e médios de manqueira. Entretanto, é fundamental que um especialista acompanhe o caso do seu pet, a fim de sinalizar a dosagem e periodicidade corretas, e encontrar o melhor diagnóstico para o emprego do programa de recuperação adequado.

É normal meu cachorro mancar depois de praticar exercícios físicos?

Não é normal, a não ser que você esteja forçando demais seu condicionamento físico. Fique atento também a temperatura do chão, pois muitas vezes podem resultar em queimaduras e, por consequência, no mancar.

cachorro sala mancando2

Como prevenir lesões nas patas dianteiras do meu cachorro?

O corte e tosa higiênica das unhas é um dos cuidados que nem sempre depositamos o devido valor. Embora ignoramos a necessidade desses processos, é de extrema importância realizá-los já que o crescimento de pelos e unhas podem ser fatores altamente incômodos e até ocasionarem acidentes.

O corte dos pelos das patas também é fundamental, pois o crescimento excessivo pode proporcionar a situação perfeita para quedas e machucados. Conforme os fios se tornam compridos e começam a se enrolar, acabam por atrapalhar a aderência do cão em sua movimentação.

As unhas também devem receber um cuidado especial, principalmente os pets que passeiam pouco e que costumam caminhar apenas em superfícies lisas (chão de casas ou apartamentos). Essa situação impede que as unhas sejam “gastas”, passando a crescer de forma excessiva e machucar o pet.

As unhas muito longas podem propiciar complicações nos demais membros do pet, fazendo com que a angulação do corpo fique prejudicada e a progressividade da dor passe para outros setores do corpo desencadeando outras complicações.

O que pode acontecer se a manqueira na pata dianteira do meu cachorro não for tratada?

Mais importante do que aliviar a dor é conhecer a origem da manqueira canina. Muitos tutores preferem utilizar os medicamentos e dão pouca importância ao programa de reabilitação, que também é fundamental. Quando não tratado corretamente, a dor pode se tornar crônica, e quando oriunda de alguma afecção, pode piorar o quadro de saúde do pet, levando-o à paralisia e até óbito.

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Quando devo procurar um veterinário se meu cachorro está mancando com a pata da frente?

Fique atento a sinais mais claros, como tremor e respiração ofegantes, isolamento, falta de apetite e mudança de comportamento repentina. Na Oasis Pet, contamos com profissionais experientes para te auxiliar. Encontre a unidade mais próxima e marque uma consulta agora mesmo!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento