Por que Meu Cachorro Está Sempre com Muita Sede? Saiba o que pode ser
Os cães são conhecidos por serem bagunceiros e beberem água de forma imprevisível, o que pode tornar difícil determinar a quantidade exata de água que consomem diariamente. Um cão de 4,5 quilos precisa ingerir aproximadamente 225 a 450 mililitros de água por dia. A quantidade exata pode variar dependendo de fatores como atividade física, dieta e temperatura ambiente. Em geral, recomenda-se que um cão beba cerca de 50 a 100 mililitros de água por quilo de peso corporal por dia. Se o seu cão beber muito mais do que isso, pode ser um sinal de problema de saúde. Continue lendo para saber mais sobre o tema “cachorro com muita sede”.
Sumário
O que pode ser cachorro com muita sede?
Muitas coisas podem afetar a quantidade de água que seu cão bebe, desde o clima até o nível de atividade e a dieta.
Quando seu cachorro ofega, ele perde água pela língua. Portanto, tanto o clima quente quanto o exercício intenso podem fazer com que seu cão precise de mais água do que o normal. Filhotes e cadelas que estão amamentando também precisam de hidratação extra. E os filhotes que comem ração seca provavelmente precisarão de mais água do que aqueles que comem ração úmida.
O bom senso deve ser seu guia quando se trata de saber se seu cão está com sede excessiva. Se o seu companheiro canino está bebendo tanto que você percebe a mudança, provavelmente é hora de conversar com o veterinário, que, com alguns testes, pode descobrir a causa do aumento da sede do seu cão.
Pode haver vários motivos pelos quais seu cão está com sede incomum.
Sede excessiva em cães causas e cuidados
Desidratação de cães
Dias quentes de verão, brincadeiras, exercícios, doenças, infecções – tudo isso pode levar à desidratação dos cães e levá-los a procurar água. Cães mais velhos, cães doentes, cadelas prenhas ou amamentando podem ficar desidratados facilmente.
Sintomas de desidratação em cães. Junto com o aumento da sede, os sinais de que seu animal de estimação pode estar desidratado incluem:
- Pouca energia
- Não há interesse em comer
- Olhos fundos
- Boca seca
- Saliva espessa em forma de corda.
Você também pode usar essas duas maneiras para verificar rapidamente se há desidratação em seu cão:
- Levante a pele das costas entre os ombros do seu cão. Ela deve voltar ao seu lugar normal imediatamente.
- Pressione suavemente as gengivas do seu cão até que a pressão crie um ponto claro. A cor normal deve voltar imediatamente quando você remover o dedo. Além disso, as gengivas devem ficar lisas e úmidas.
A desidratação pode rapidamente se tornar fatal, então se você acha que seu cão está muito desidratado, leve-o imediatamente ao veterinário. Se o seu cão parece levemente desidratado, mas não está vomitando, dê-lhe pequenas quantidades de água – 1 colher de chá para cães pequenos, 1-2 colheres de sopa para cães maiores – a cada 10 minutos durante algumas horas.
Não deixe seu cão ter livre acesso a muitos líquidos quando estiver desidratado, pois beber muito rápido pode causar vômito.
Doença
Muitas condições podem causar sede excessiva ou desidratação em seu cão, incluindo diabetes, doença de Cushing, câncer, diarreia, febre, infecção, doença renal e hepática.
Às vezes, porém, pode não ser a condição em si que está causando a sede excessiva do seu cão, mas sim o medicamento usado para tratá-la. Converse com o veterinário sobre a medicação do seu cão e seus efeitos colaterais; se os medicamentos estiverem por trás da sede do seu cão, o veterinário poderá diminuir a dosagem.
Medicamento
Assim como acontece com as pessoas, alguns medicamentos podem causar sede excessiva em seu cão, incluindo:
- Medicamentos anti inflamatórios como a prednisona, que podem ser usados para tratar muitas doenças em cães, incluindo asma, alergias e doenças inflamatórias intestinais.
- Medicamentos para insuficiência cardíaca, como a furosemida, levam ao aumento da produção de urina e da sede.
- Medicamentos convulsivos como o fenobarbital podem ter efeitos colaterais que incluem sede e micção excessivas, bem como apetite excessivo.
Dieta
Uma dieta de ração seca – que pode conter apenas 5% a 10% de água – também pode causar sede perceptível em seu cão. Alimentos ricos em sódio e certas dietas prescritas também farão com que seu cão beba mais.
Grandes quantidades de sal podem ser venenosas para seu animal de estimação, portanto, evite compartilhar comida de “gente” altamente salgada com seu cão. Os sinais de que seu cão pode ter comido muitas guloseimas ricas em sódio incluem tremores, diarreia, depressão e vômitos.
Quanta água um cachorro deve beber?
Uma boa regra prática: certifique-se de que seu cão receba pelo menos 30 ml de água diariamente para cada meio quilo do próprio peso. Isso significa que um cão de 10 quilos precisa de pelo menos 600ml de água por dia. Isso é mais do que 2 xícaras, ou equivalente a algumas garrafas de água ou refrigerante.
Como fazer seu cachorro beber mais água
Deixe a tigela de água onde seu cão possa alcançá-la facilmente. Como os cães podem derrubar a tigela enquanto bebem, use uma que seja feita para não tombar e derramar.
Limpe a tigela diariamente. Reabasteça com frequência para que o abastecimento de água permaneça fresco.
Sempre que você e seu cachorro estiverem brincando ao ar livre – especialmente quando está calor – leve água fria para eles beberem. Se o seu cachorro fica ao ar livre em dias quentes, coloque gelo na tigela de água.
De olho no consumo de água
É mais fácil notar mudanças na sede ou no comportamento de beber do seu cão se você desenvolver uma rotina com a tigela de água.
- Reabasteça a tigela do seu cão aproximadamente no mesmo horário diariamente.
- Encha a tigela aproximadamente no mesmo nível todas as vezes.
- Preste atenção em quanto você investe por dia e quanto sobra.
A água é fundamental para a saúde e o bem-estar do seu cão. Nunca prive seu cachorro de água. Se você está preocupado que seu cachorro esteja bebendo demais (ou não o suficiente), não espere: entenda o que está acontecendo com o seu bichinho com um dos veterinários da Oásis Pet.