Cachorro Com Vista Esbranquiçada: Saiba as Causas e Tratamentos

Cachorro Com Vista Esbranquiçada

Cachorro com vista esbranquiçada e olhos embaçados, você sabe do que se trata? No artigo de hoje falaremos sobre as causas, prevenção, raças propensas e muito mais. Vem conosco.

Sumário

Qual é a causa da vista esbranquiçada em cachorros?

À medida que o cachorro cresce e envelhece, muitos tutores podem notar uma espécie de névoa no olhar deles que, com o tempo, vai se tornando mais nítida e branca.

As principais causas passam pela catarata e edema da córnea, decorrente de úlcera de córnea. Há ainda várias outras doenças que podem comprometer a visão do cachorro em diferentes fases da vida (além das vistas esbranquiçadas). Por isso, é importante os tutores se atentarem à saúde focal de seus pets.

Ainda há a ceratoconjuntivite seca, que pode estar ligada à essa causa, embora esse não seja um sinal clínico da doença, quando não tratada, a ceratoconjuntivite seca pode levar ao desenvolvimento da úlcera de córnea e consequente aparecimento das manchinhas.

Cachorro de cor escura olhando para a camera

Como diagnosticar a vista esbranquiçada em cachorros?

Apenas um ponto branco no olho do cachorro já deve ser considerado um sinal de alerta para o tutor. Caso note alterações, é preciso levar o pet ao médico rapidamente, pois, além de ele poder sentir dor, dependendo da causa, o quadro pode piorar.

O diagnóstico nos cachorros com vistas esbranquiçadas depende da avaliação de um veterinário especialista em oftalmologia, que pode confirmar o problema por meio da dilatação dos olhos do cachorro e do exame de fundoscopia, ou, o teste de fluoresceína, uma substância que, a partir da coloração, gera contraste nas áreas lesionadas, entre outros.

Faça a diferença na saúde do seu pet.
Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Quais são os sintomas da vista esbranquiçada em cachorros?

Além das vistas esbranquiçadas, há várias outros sintomas que podem ser percebidas, como, por exemplo:

  • Pet com opacidade no olho e piscando muito;
  • Dor intensa na região dos olhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Olhos lacrimejando;
  • Opacificação parcial ou total do cristalino;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);cão que tende a ficar com o olho fechado por estar sentindo dor ou desconforto,
  • Olho vermelho.

 

Em alguns casos, com o passar do tempo, quanto mais a doença evolui, menos ele enxerga. Por isso, o pet começa a evitar se movimentar, pois esbarra em móveis e objetos em casa.

Existe tratamento para a vista esbranquiçada em cachorros?

O tratamento sempre depende da causa, do que pode ser a vista esbranquiçada, caso seja uma das duas principais causas, cada uma tem seu tratamento indicado.

Cachorro encostado olhando para a camera

Catarata

Trata-se de um problema mais frequente em cães idosos, embora também possa acometer pets jovens com predisposição e pacientes diabéticos. Felizmente, a catarata tem cura, mas o tratamento é exclusivamente cirúrgico. O pós-operatório é relativamente tranquilo, mas requer cuidados que envolvem o uso de colírios, colar protetor e acompanhamento com o oftalmologista.

Úlcera da córnea

Caso o diagnóstico seja de úlcera na córnea, que pode acometer pets de todas as idades e ser  causada por diferentes situações, como:

  • Traumas oculares;
  • Cílios ectópicos (virados para dentro);
  • Alterações nas pálpebras;
  • Lesões oculares decorrentes do ato de coçar a região;
  • Ceratoconjuntivite seca (deficiência na produção de lágrimas);
  • Contato dos olhos com substância química;
  • Entrada de corpos estranhos (como areia e outros agentes irritantes).

 

E ainda, devido à presença de olhos mais saltados, cães de raças braquicefálicas são mais propensos a sofrer com traumas e ceratoconjuntivite seca. No geral, o tratamento é feito com colírio adequado, à base de antibiótico. O colar elizabetano também é colocado.

Além disso, é preciso tratar a causa do problema, ou seja, se a origem da úlcera foi a ceratoconjuntivite seca, por exemplo, um substituto lacrimal terá de ser receitado. Isso é essencial para que a visão do cachorro não seja comprometida.

Como prevenir a vista esbranquiçada em cachorros?

Levar o pet regularmente ao veterinário e realizar o controle de carrapatos e a vacinação, além de ressaltar que a doença do carrapato pode levar a problemas oculares e, em casos mais graves, à cegueira canina. 

Já a vacinação impede que o animal seja acometido pela cinomose. Existem dois tipos de cataratas que podem ser prevenidas, a causa genética, que você pode evitar acasalar o seu cachorro com algum outro que tenha a doença, ou a catarata diabética, que pode ser identificada fazendo o exame de controle da glicemia regularmente, uma alimentação balanceada e de qualidade.

A vista esbranquiçada em cachorros é contagiosa para humanos?

Por si só, não, porém, os cachorros quando não são devidamente cuidados, podem ter reservatórios de bactérias, vírus e parasitas que podem ser transmitidos para as pessoas através de lambidas ou mordidas ou por meio da liberação do agente infeccioso em suas fezes.

Por isso, é importante que os cachorros sejam levados periodicamente ao veterinário para que tome a vacina, seja avaliado e desparasitado, evitando, assim, a infecção e transmissão de doenças para as pessoas.

Cachorro na sala

Qual é a idade em que os cachorros podem apresentar vista esbranquiçada?

A vista esbranquiçada nos cachorros, oriundas de cataratas, atingem os pets mais idosos, ou pets jovens com predisposição a diabetes, se for por úlcera de córnea, pode acometer em todas as idades.

Existem raças de cachorro mais propensas a desenvolver vista esbranquiçada?

Pets de todas as raças podem apresentar o problema, entretanto, devido à presença de olhos mais saltados, cães de raças braquicefálicas, como Pug, Shih-Tzu, Lhasa-Apso e Buldogue Francês, são mais propensos a sofrer com traumas e ceratoconjuntivite seca.

Percebeu algo de errado?
Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

A vista esbranquiçada em cachorros pode levar à cegueira?

Se não tratada as possíveis causas, sim, com o passar do tempo,  além do olho de cachorro esbranquiçado, que piora à noite devido à pupila dilatada, o principal sintoma da catarata canina é a perda progressiva da visão. Isso pode ser sentido pelo tutor a partir de algumas mudanças no comportamento do pet, como tendência maior ao isolamento, apatia e trombadas em móveis.

Como cuidar de um cachorro com vista esbranquiçada?

Com todos os cuidados indicados pelo veterinário após o diagnóstico, e mantendo sempre visitas periódicas ao consultório e não só em casos de emergência!

Afinal, os olhos do seu cão são um caminho para sua alma e também um meio pelo qual a maioria das pessoas interage com seus animais de estimação, cuide de ambos!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Micoses em Felinos
Saiba como identificar, tratar e prevenir micoses em felinos. Proteja a saúde do seu gato com as informações a seguir.

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento