Alergia em Cães e Gatos: Sintomas, Tratamentos e Prevenção

alergia em cães e gatos

Quem nunca sofreu com uma crise de espirros e coceiras ao passar por um local empoeirado ou ter contato com aquele inseto indesejado, mas você sabia que isso pode atingir os nossos filhos de quatro patas? Sim, alergia em cães e gatos surgem mediante as mais diferentes causas comuns, como o pólen, ácaros, alguns alimentos, etc.

As alergias, em alguns casos, podem passar facilmente despercebidas, por isso é necessário ficar atento aos sinais.

Sumário

Como é a alergia em cães e gatos?

A alergia animal nada mais é do que uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias comuns, que assim que entram em contato com o organismo do animal, seja ela inalada, ingerida, injetada ou apenas em um contato com a pele, faz com que o mecanismo de defesa do corpo seja ativado e comece a liberar protetores, como a histamina, tentando livrar o organismo do que não for bom para o sistema metabólico, e é essa histamina e as substâncias parecidas que são liberadas que causam os sinais clínicos da alergia.

Percebeu algo de errado?

Seu amigão esta com os olhos irritados, ou não pára de lacrimejar? Talvez seja a hora de consultar um especialista.

Quais os sintomas?

Os sinais mais frequentes são os que aparecem na pele, como queda de pelo, coceira excessiva, vermelhidão e até uma irritação maior na pele. Os pets também podem apresentar inchaços na boca, olhos, ou em um local específico que entrou em contato com o alérgeno. Alguns outros sintomas também exigem atenção, mesmo que não remetem diretamente à alergia, como:

  • Olhos lacrimejantes;
  • Acúmulo de cera no canal auditivo;
  • Espirros frequentes;
  • Diarreia;
  • Flatulências;
  • Náuseas;
  • Perda de peso e apetite;
  • Problemas respiratórios.
foto1
Imagem de Freepik

Como diagnosticar?

Como eles não conseguem transmitir seu incômodo aos donos, você irá perceber a mudança de comportamento e quando identificado qualquer anormalidade, procure um veterinário o quanto antes. Para obter um diagnóstico mais acurado os profissionais podem indicar exames e fazer testes de pele para identificar a real causa da alergia.

Quais as alergias mais comuns?

A alergia em cachorro e gatos é muito comum, porém existem aquelas mais corriqueiras mas que necessitam de atenção, como:

  • Alergia a pulgas: a saliva deste parasita ao entrar em contato com o corpo do bichinho pode causar uma reação alérgica, provocando coceira e incômodo no seu melhor amigo. 

 

  • Alérgenos no ambiente: os pets também podem sofrer alergias por conta de alérgenos que ficam no ar e nos ambientes, como ácaros, fungos e pólen. Essa pode variar com a estação, como a alergia ao pólen, que é mais comum durante a primavera.

 

  • Alergia alimentar: a alergia alimentar ocorre quando o organismo deles reage a alguma substância presente na alimentação, podendo ser conservantes, componentes químicos e até proteínas da carne presente nas rações. Além dos sinais no corpo do seu bichinho, a alergia alimentar pode apresentar sintomas como diarreia e vômito.

Faça a diferença na saúde do seu pet.

Transforme a vida do seu pet com a fisioterapia veterinária da Oasis Pet. Marque hoje mesmo a sua sessão e proporcione a ele uma qualidade de vida excepcional!

Quais os tratamentos?

A alergia em cães e gatos é muito comum, mas também exige diversos cuidados para que eles possam  levar uma vida tranquila, sem incômodos e felizes.  Por isso, fique sempre atento ao comportamento do animal e leve-o periodicamente a um profissional para checar como está sua saúde, há alguns cuidados que  podem evitar o desenvolvimento de quadros de alergia, como, por exemplo:

  • Alimentá-los com rações especiais para cada tipo de raça e idade.
  • Manter produtos de limpeza da casa em locais seguros e higienizar a caminha dos pets com hipoalergênicos.
  • Evitar a ingestão de outros alimentos além da ração.


Existem muitos tratamentos para as alergias dos pets, o mais importante a se fazer ao notar os sintomas é consultar um médico veterinário. Aqui na Oásis Pet contamos com profissionais capacitados, que poderão solicitar os exames necessários para identificar o que há de errado com a saúde do animal, além de determinar  o melhor  tratamento para o caso, que pode envolver medicações orais ou venais, uso de shampoos específicos, entre outros.

Pequeno cachorro saindo de uma caixa
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Artigo mais Recente
Cachorro com Dor
Cachorro com dor: saiba quais os principais sinais e sintomas, as causas mais comuns, o que fazer e quando procurar pela ajuda de um profissional veterinário para tratá-lo

Assine nossa Newsletter e seja o primeiro a saber dos novos conteúdos da Oásis Pet.

Artigos Relacionados

o que há de novidades no blog Oásis Pet

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Morumbi. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Brooklin. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados Básicos
Informações do seu Pet
Dia que prefere para a consulta

Pré-Agende uma Consulta

Preencha os campos abaixo para pré-agendar uma consulta na Oásis Pet Santo Amaro. 
Verificaremos a disponibilidade e entraremos em contato o quanto antes.

Dados de agendamento