Os olhos dos felinos são verdadeiros encantos, cheios de mistério, capazes de hipnotizar e revelar a intensidade da sua personalidade, refletindo sua inteligência e charme. Mas você sabia que as pupilas dos felinos também são capazes de revelar problemas graves de saúde, como a catarata em gatos?
A catarata em gatos é o tema que vamos explorar nesse artigo, compreendendo suas causas, sintomas e maneiras de cuidar e tratar esse problema. Vamos lá?
Sumário
O que são cataratas em gatos?
Imagine como fica o parabrisa do carro em um dia de chuva, ou a lente de um óculos embaçada e suja. Pois essa doença acontece justamente assim, quando o cristalino o olho felino vai se tornando opaco e a lente dos olhos deixa de ser transparente.
Os olhos dos gatos possuem uma camada atrás da retina que trabalha como um espelho, refletindo a luz que recebe. A visão dos gatos foi evoluindo com o tempo e, por caçarem as presas a noite, eles adquiriram uma boa visão noturna e é por causa desta camada refletora que os olhos dos animais brilham quando é noite.
Não à toa a visão dos felinos é tão fundamental para a sua qualidade de vida e a catarata felina é sempre um motivo de preocupação para os tutores, pois, em alguns casos, pode levar até mesmo à cegueira.

Quais os sintomas?
Existem alguns sintomas que surgem no começo e que se observados, permite que sejam adotados cuidados para que a doença não evolua, fique de olho no olho do seu gato e se conseguir visualizar a opacidade do olho do animal e perceber um esbranquiçamento gradual do cristalino, que pode começar com uma coloração mais azulada, mudanças no comportamento, pupilas dilatadas, procure um profissional especializado.
Dentre os sintomas mais comuns da catarata em gatos, também estão:
- Insegurança do animal em se locomover;
- Esbarrar constantemente nos objetos;
- Não reconhecer as pessoas;
- Mudanças no tamanho e formato das pupilas;
- Passos mais elevados;
- Olhos mais úmidos que o normal.
A doença também pode ser causada por fatores genéticos, envelhecimento, lesões oculares ou doenças como diabetes e câncer.
Como tratar cataratas em gatos?
Exames de rotina podem identificar a catarata, e como as causas para essa doença pode ter origens diversas, o tratamento também pode variar, desde do uso de colírios específicos, o controle de glicemia, se a causa for diabetes, ou controle da pressão intraocular, se for glaucoma, até uma cirurgia para resolver o problema, que é trocar as lentes do olho, ou seja, remover o cristalino danificado e substituí-lo por uma lente sintética.
E como toda cirurgia apresenta riscos é de extrema importância que você procure um profissional capacitado, para que juntos decidam qual o melhor caminho para o seu amigo. Vale ressaltar que a catarata em gatos filhotes pode melhorar de forma espontânea, mas isso não torna o diagnóstico dispensável.
Quais exames para identificar cataratas em gatos?
O médico veterinário pode exigir desde uma observação clínica até exames que requerem o uso de medicamentos e aparelhos específicos, como o Teste de Schirmer e a tonometria. Vejamos os mais comuns:
- Teste de Schirmer: o teste de Schirmer para catarata detecta se existe alguma lesão na córnea e também vai ajudar a medir a quantidade de lágrimas produzidas. Esse é um tipo de exame complementar que pode ser usado na avaliação do pet.
- Tonometria: a tonometria para catarata avalia a pressão intraocular e se há alguma alteração. Quando muito elevada, também ocasiona a perda de visão.
Exame de sangue: avalia os níveis de glicemia e se há sinais do desenvolvimento de diabetes no animal.

Catarata em gatos tem cura?
A catarata em gatos é uma doença que não tem cura, porém, pode ser controlada. Por isso é tão importante o acompanhamento periódico do animal com um veterinário, se não for operado, o animal deverá receber cuidados paliativos. Outra possibilidade de prevenção é evitar o surgimento da diabetes com uma alimentação equilibrada.
Se o seu bichinho já foi diagnosticado saiba que os gatos têm sentidos muito aguçados, eles conseguem viver bem, mesmo com a visão reduzida. De muito amor e cuidados e tudo fluirá bem!
Faça sua avaliação na Oásis Pet!
A Oásis Pet está no mercado há mais de 10 anos, oferecendo o que há de mais moderno e profissional em exames laboratoriais, internação 24h, hospedagem, nutrição, oncologia, endocrinologia, reabilitação com fisioterapia, ozonioterapia e muito mais.
São três unidades em São Paulo prontas para atender seu amigo com amor, responsabilidade e profissionalismo. Encontre a unidade mais próxima de você e venha conferir como podemos ajudar seu pet na avaliação da catarata em gatos e na orientação para o tratamento mais adequado!
